Prefeitura e Forças Armadas unidas no combate à dengue

Firmar uma parceria para combater e prevenir a proliferação da dengue em Natal. Foi este o objetivo da reunião entre a prefeita do Natal, Micarla de Sousa, e representantes das Forças Armadas que atuam na capital potiguar. O encontro foi realizado na tarde desta sexta-feira (17), no gabinete da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla).

No encontro, a chefe do executivo municipal ressaltou que esta parceria com as forças armadas na luta contra a dengue já foi realizada, com sucesso, em 2009, quando durante uma semana foram mobilizados 374 agentes de endemias de campo, 40 militares do Exército, 18 garis, além do envolvimento direto dos profissionais de saúde de 82 Unidades da rede básica de atendimento. Nesse período, 160 terrenos baldios foram vistoriados e limpos, assim como canteiros centrais e cemitérios da cidade. Já a Vigilância Sanitária, outra aliada no combate ao mosquito, percorreu 50 estabelecimentos comerciais nas áreas de alimentos, medicamentos e serviços de saúde e atendeu 16 denúncias.

“Este ano continuamos com o combate a dengue. Na próxima semana será dado início a um grande mutirão, que contará com a participação de equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), da SMS e da Urbana”, informou a prefeita.

A chefe do executivo municipal natalense lembrou ainda a incidência do número de casos de dengue nos últimos três anos em Natal, quando em 2008 ocorreram cerca de 15 mil casos, tendo uma redução drástica em 2009 para 1,5 mil ocorrências e chegando até este mês de setembro de 2010 a cerca de 2,5 mil casos, sendo as regiões de maior incidência a Oeste e Norte da capital potiguar.

Durante a reunião, estiveram presentes o secretário municipal de Saúde (SMS), Thiago Trindade, o comandante do 3º Distrito Naval em Natal, vice-almirante Ailton Teixeira Pinho Filho, em nome da Marinha e o tenente coronel Alexandre Moreno dos Santos, em nome do Exército, representando o comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, general de brigada Fernando Maurício Duarte Melo.

Também participaram a tenente Andreza Gomes, em nome da Aeronáutica, representando o comandante da Base Aérea de Natal, tenente coronel Dias Gomes, além do coordenador estadual dos Desbravadores, Erinaldo Costa da Silva.

Combate

Para a prefeita, neste momento é necessário montar uma operação de guerra pacífica para combater o mosquito da dengue. “E para ajudar neste trabalho já autorizei à Urbana a contratação de 200 homens extras, dentro dos próximos três meses, ajudando nesta ação”, informou a prefeita Micarla de Sousa.

O titular da SMS, Thiago Trindade, sugeriu aos representantes das Forças Armadas que os contingentes militares, que atuarão nesta parceria junto com a Prefeitura do Natal, passem por um processo de conscientização, para ficarem bem informados sobre como melhor combater a dengue.

“Temos grupos de desbravadores nas duas regiões críticas da cidade que também atuarão neste trabalho, inclusive, utilizando o teatro para conscientizar sobre a prevenção à dengue”, disse o coordenador dos Desbravadores, Erinaldo Costa.

O vice-almirante Airton Teixeira Pinho Filho da Marinha falou sobre a integração com o município. “Este é um trabalho de muita importância para população de Natal. Com certeza estamos totalmente a disposição para se unir nesta "guerra” contra a dengue na cidade, ao lado da prefeitura”, afirmou.

Uma nova reunião foi marcada para próxima terça-feira (21), na sede da SMS, quando serão delineadas como cada um dos parceiros atuará e em que áreas. Segundo o secretário da SMS, as Forças Armadas atuarão no trabalho de limpeza e conscientização da população, inclusive disponibilizando equipamentos como tratores, para limpeza de terrenos baldios com possíveis focos do mosquito Aedes Aegypt.