Alunos da rede pública recebem prêmio pelo concurso de cartazes

O concurso de cartazes “Viver feliz é viver sem Dengue”, promovido pela Prefeitura do Natal entre os alunos da rede pública municipal, premiou três alunos na tarde desta sexta-feira (8), em solenidade que ocorreu no auditório da Fundação Capitania das Artes (Funcarte). A prefeita Micarla de Sousa entregou um computador, uma bicicleta e um skate aos três vencedores.

O concurso foi aberto dentro das ações de combate à Dengue que a Prefeitura desenvolve por meio das secretarias de Saúde e Educação. Os alunos tinham que produzir cartazes mostrando à população como combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. A aluna da Escola Municipal Iapssara Aguair, Rita Tayná Correia da Cunha, foi a grande vencedora do concurso e levou um computador para casa.

“Que bom que vocês entenderam que prevenir é o melhor remédio em se tratando de Dengue. Natal tem dado um verdadeiro exemplo no combate à doença e nos quatro primeiros meses deste ano diminuíram em 90% os casos em relação ao mesmo período do ano passado. A nossa cidade foi a grande vencedora desse concurso”, disse Micarla de Sousa ao entregar os prêmios aos alunos e professores.

A aluna da Escola Municipal Professor Francisco de Assis Varela Cavanlcanti, Anderssa Cadilhe Soares, ficou em segundo lugar e ganhou uma bicicleta. Já Amanda Rafaela Gomes Peixoto, também estudante da escola, ficou em terceiro lugar e levou para casa um skate.

As duas instituições das alunas premiadas receberão um curso de artes para um dos professores do quadro da escola, além da assinatura de uma revista na área de educação ou ciência. A Escola Iapssara Aguiar, que teve o trabalho em primeiro lugar, também ganhou um computador.

O secretário municipal de Educação, Elias Nunes, frisou a importância do concurso, que uniu criatividade e aprendizado sobre educação em saúde. “Ficamos felizes em ver a capacidade que vocês tiveram de traduzir para a arte a importância de combater o mosquito da Dengue. Esperamos que a participação em outros projetos que iremos lançar seja tão intensa quanto foi agora”, destacou.

Uma comissão de profissionais da Funcarte analisou os trabalhos e elegeu os três vencedores. Os critérios de seleção foram: originalidade no tratamento ao tema e dos materiais utilizados, pertinência ao tema proposto, qualidade técnica e força expressiva. “Buscamos a originalidade e a criatividade”, revela o presidente da Fundação, César Revorêdo.

Também estiveram presentes à solenidade de entrega do prêmio a secretária adjunta de Educação, Adriana Trindade, a secretária de Saúde, Ana Tânia Sampaio e o secretário de Comunicação Social, Jean Valério.