O prefeito de Natal, Álvaro Dias, foi o convidado do Clube de Permuta para o primeiro evento do ano, participando como palestrante do almoço que reuniu associados hoje no espaço Neuma Leão. O Clube da Permuta é uma plataforma que reúne empresários servindo como alternativa para a comercialização de produtos e serviços por meio de permutas multilaterais.
Durante sua palestra, o prefeito falou um pouco da sua experiência de vida desde os primeiros passos quando passou a tomar conta dos negócios da família depois do falecimento do pai, até sua entrada na política ainda como vice-prefeito de Caicó, sua eleição para a Assembleia Legislativa, onde foi presidente da Casas por 3 vezes consecutivas, o mandato na Câmara dos Deputados e depois a eleição como vice-prefeito de Natal, assumindo o cargo de prefeito em 2018, após a renúncia do titular.
Álvaro falou do descrédito de parte da população quando assumiu a Prefeitura e dos desafios que encontrou, especialmente no enfrentamento à pandemia do Coronavírus, quando conseguiu montar o Hospital de Campanha em tempo recorde, após conseguir junto ao TRT a cessão de um hotel que iria a leilão na Via Costeira. O prefeito classificou a pandemia como o momento mais difícil da sua vida, após ver pessoas acometidas pelo vírus dentro de ambulâncias porque não havia mais como internar, nem mesmo nos corredores de hospitais e UPAs, mas citou ações como os centros de testagem, a vacinação em massa da população e o próprio hospital de campanha. Ações que lhe credenciaram a ser reeleito em 2020 no primeiro turno com larga vantagem de maioria, mesmo concorrendo com outros 13 candidatos.
O descrédito inicial foi amplamente superado com um trabalho que resulta num rol de obras e projetos em andamento na cidade. “Atualmente temos mais de 100 obras em andamento, várias delas de grande importância para o turismo que é a principal fonte de emprego e renda na cidade como a proteção costeira e a engorda de Ponta Negra, o terminal turístico da Redinha e as obras de requalificação das praias urbanas entre a praia de Miami e o Forte, além da iluminação de toda essa região costeira já realizada, a requalificação da avenida Praia de Ponta Negra e as obras do programa Asfalto Novo que estão revitalizando a malha viária da cidade num investimento superior a 70 milhões de reais”, diz o prefeito.
A reformulação do Plano Diretor de Natal foi outro ponto lembrado por ele. A nova legislação está servindo para tirar do papel diversos empreendimentos imobiliários. O prefeito revelou que depois da sanção da nova lei, mais de R$ 1,4 bilhão de projetos deram entrada no licenciamento na Semurb. “A cidade voltou a atrair investimentos e isso todo mundo pode ver pela quantidade de novos empreendimentos surgindo agora que aprovamos uma legislação moderna e que motiva os empresários a voltarem a investir, o que significa gerarem novos empregos e mais renda para a cidade”.
Mas a principal obra de sua gestão, o prefeito classificou como sendo o Hosspital Municipal que está sendo construído em frente a UPA do Satélite. “Natal é a única capital do Nordeste que não tem um hospital municipal num prédio próprio, acredito que esse será o maior legado que vamos deixar para a cidade”, completou.