A Escola Municipal Professora Josefa Botelho, localizada em Ponta Negra, organizou uma excursão ao Santuário Ecológico de Pipa no último sábado (11). Ao todo, 23 estudantes do 9º ano e quatro professores participaram da aula-passeio. O projeto, idealizado pela professora de Inglês, Severina Sílvia dos S. Sorensen, tem como objetivo reforçar com os estudantes a importância da preservação ambiental.
Antes de iniciar as trilhas, os estudantes colocaram em prática as habilidades de Língua Inglesa. Eles aprenderam termos e frases em inglês relacionados ao Santuário Ecológico de Pipa, incluindo nomes das trilhas, distâncias, tipos de árvores ao longo da caminhada e a fauna nativa. Os estudantes seguiram a trilha da Jiboia, onde viram o Poço do Silêncio e admiraram a costa a partir do Mirante da Ponta do Madeiro, com vista para a praia central de Pipa.
Além do inglês, outras disciplinas do currículo escolar foram integradas ao projeto, incluindo Ciências Naturais, História e Língua Portuguesa. As atividades foram adaptadas ao tema e às estratégias pedagógicas de cada disciplina, incluindo resumir textos, criar painéis de fotos e desenhos, fazer anotações durante a excursão e participar de palestras ministradas pelos guias do Santuário Ecológico de Pipa, fornecendo informações sobre a fauna, flora e vida marinha local. Todos os esforços vão culminar em uma exposição colaborativa que exibirá o trabalho das duas turmas participantes.
A professora Sílvia Sorense destacou que o Santuário de Pipa está situado no bioma da Mata Atlântica e promove o turismo contemplativo, a educação ambiental e a pesquisa científica. "Durante a viagem, os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar a biodiversidade que caracteriza a beleza natural e ecológica de nossa costa. Eles percorreram uma trilha para observar o habitat natural de vários animais e plantas da região. Também aproveitamos para visitar a Praia do Madeiro para uma hora de lazer", explicou.
A estudante Tayonara Caroline C. B. de Sena, de 15 anos, expressou o entusiasmo em conhecer o local. "A trilha foi bastante desafiadora, mas foi uma experiência recompensadora. Eu nunca tinha vindo aqui antes, e as praias são deslumbrantes. Eu voltaria com prazer, apesar do esforço físico exigido pelas trilhas", disse.
O colega, Antônio Cauê S. Costa, de 16 anos, admitiu que desconhecia o Santuário, mesmo conhecendo Pipa. "Esta é a primeira vez aqui, e eu não fazia ideia desse projeto. É um privilégio estar aqui e receber o incentivo para evitar a poluição do mar, especialmente em prol da proteção das tartarugas marinhas. Essa é uma lição valiosa que ficará comigo para sempre", enfatizou.
A professora Jaqueline A. dos Santos ressaltou a importância de sair da sala de aula e vivenciar o ambiente externo. "Estar em um ambiente ao ar livre, interagir de perto com a natureza e vivenciar esse bioma incrível é enriquecedor e simbólico para nossos alunos. Em Língua Portuguesa, eles podem escrever um relato de experiência, um gênero textual subjetivo, descrevendo como se sentiram em um ambiente completamente diferente, mencionando as trilhas, a vista do mirante, a vegetação, os sons da floresta, entre outros detalhes", explicou.
A professora de Ciências, Cristina Lima Botelho, mencionou que o projeto teve como foco proporcionar aos estudantes uma lição prática sobre a diversidade da Mata Atlântica e as espécies que o habitam, tanto em terra quanto no oceano. "O Santuário é rico em vários aspectos, desde sua importância histórica até a preservação do bioma. Podemos ter certeza de que os alunos agora têm uma compreensão profunda da conservação ambiental, e nossos objetivos foram alcançados por meio dessa aula de campo", concluiu.