Sarau Literário do CMEI Professora Carmen Pedroza reúne autores potiguares


Sarau Literário do CMEI Professora Carmen Pedroza reúne autores potiguares
Foto: Divulgação/SME


Imagine você passar o dia todo com Monteiro Lobato, José de Castro, Cecília Meireles, Ivan Cabral entre outros maravilhosos autores infantis. Imaginou? Pois foi assim que as crianças do CMEI Professora Carmen Fernandez Pedroza passaram a última sexta-feira (22), durante o Sarau Literário, um momento para mostrar todos os trabalhos produzidos no trimestre em cada um dos níveis da educação infantil.

O evento marcou o fechamento do projeto leitura, com cada uma das turmas se aprofundando em cada uma das histórias escolhidas por seus professores. Para as turmas da manhã houve um elemento a mais, com a apresentação da peça “A magia dos livros”, de autoria de Jávyla Danyvia, concluinte do curso de pedagogia e estagiária do CMEI. Na história, a personagem principal, Aninha, troca o celular pelos livros descobrindo o universo da imaginação. Tudo isso depois de ser incentivada por sua professora.

Todas as apresentações feitas pelas crianças, de dois a seis anos, tinham referência com os livros explorados em cada turma. O bumba-meu-boi foi o tema do nível I, que escolheu o livro “Mateus, esse boi é seu”, de Marco Aurélio. Emília, Saci, Visconde e toda a turma do Sítio invadiu o Carmen, com as crianças do nível II A, que tiveram a oportunidade de conhecer mais profundamente os personagens de Monteiro Lobato, seguidos de “O Patinho Feio”, numa recontagem de Ruth Rocha, encenado pelas crianças do nível II B. A programação continuou com as cozinheiras e cozinheiro de “A cozinha de Maria-Farinha”, de José de Castro, do nível III A; “O menino azul”, de Cecília Meireles, com o nível III B; “A árvore da família”, Oakley Graham, com o nível IV A, e “A menina bonita do laço de fita”, de Ana Maria Machado”, com o nível IV B.

Além das apresentações, os pais tiveram a oportunidade de visitar a exposição dos trabalhos confeccionados pelas crianças ao longo do processo de aprendizagem e desenvolvimento. “Todas as nossas atividades foram propostas dentro de um planejamento que tem a criança como foco central. A criança é protagonista de todos os nossos trabalhos e isso pode ser visto durante o sarau literário”, ressaltou a coordenadora pedagógica do turno matutino, Francinéia Tavares.

Encontro com autores

Para o horário da tarde, a programação foi diferente, contando com o encontro das crianças com os autores trabalhados. José de Castro, Ivan Cabral e Eliete Marry. |Castro foi o primeiro a chegar e impactou crianças e professoras das duas turmas do nível II, vespertino. O autor da Cozinha de Maria-Farinha conheceu toda a produção das crianças, que confeccionaram a personagem principal de seu livro e fizeram duas de suas receitas. “É sempre uma emoção renovada ver os trabalhos que as crianças produziram. E encontrar com eles também, ver a alegria da criança encontrando com o autor. É sempre uma grande satisfação”, afirmou Castro.

A Fada Lili, personagem vivida pela autora Eliete Marry, encantou as crianças do nível III C, responsáveis por explorar a obra da escritora. O resultado foi a confecção de uma releitura, com o jeitinho das crianças e um olhar diferente. A Fada Lili ainda fez uma contação de história para todos os presentes ao Sarau Literário. “Eventos como este semeiam a leitura entre as crianças e isso é fundamental”, acrescentou a Fada.

Outro autor potiguar estudado pelas crianças foi Ivan Cabral, com a obra “Um Amigo Imaginário que você nem imagina”. As crianças do nível III D adoraram a história e produziram diversos materiais que puderam ser vistos por todos durante a exposição. Cabral também esteve presente ao evento, encantando a todos.

Para complementar a programação, o nível I apresentou o livro “O Gato Bartô”, de Rosalba de Medeiros, enquanto o nível IV C trabalhou com o livro “Mateus, esse boi é seu”, de Marco Aurélio, enquanto o nível IV D apresentou um cordel de autoria das próprias crianças, tendo como inspiração a obra do paraibano Hélio Gomes, “Sabedorias para Crianças em cordel”. “Tivemos um dia muito produtivo, que foi fruto de um trabalho realizado por toda a equipe do CMEI, reforçando entre as nossas crianças e suas famílias a importância da leitura”, finalizou a coordenadora pedagógica do vespertino, Janeide Desidério. 

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389