SME e parceiros promovem seminário sobre enfrentamento da violência

“Escola protetora e o enfrentamento a violências” será o tema do seminário realizado na próxima terça-feira (12), no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves - CEMURE, com a participação de todas as escolas da rede municipal de ensino e instituições convidadas. O evento é uma promoção da Escola de Direitos, um projeto do Ministério Público em parceria com o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente – Cedeca/Casa Renascer, Unicef e Secretaria Municipal de Educação de Natal.

Durante o seminário, as unidades de ensino participantes da Escola de Direitos receberão a certificação de Escola Protetora, além do livro “Estratégias de Enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes”. Todo o trabalho desenvolvido pela Escola Protetora tem como principal objetivo fortalecer o espaço escolar no enfrentamento à violência sexual cometida contra crianças e adolescentes, agregando esforços na sensibilização e mobilização da comunidade escolar.

O resultado é a implantação, em cada uma das unidades participantes, das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e de Violência nas Escolas – Cipave. Como preparação para a implementação das Comissões, foram promovidos encontros com os educadores, sensibilizando-os para a temática da violência e reconhecendo a escola enquanto espaço legítimo para intervenção de enfrentamento à violência.

A Cipave deve ser composta por representantes dos alunos, pais, professores, direção e funcionários. Todo o trabalho gira em torno da observação das condições físicas da escola e indicação de espaços que possam provocar acidentes, além de identificar situações de violência no ambiente escolar e nos arredores.