Rede Municipal de Ensino abre temporada de arraiás juninos

Foto: Adrovando Claro/ SME

A Rede Municipal de Ensino de Natal deu a largada nos arraiás juninos dos Centros Municipais de Educação Infantil e das Escolas de Ensino Fundamental durante o sábado (03). Pela manhã a comunidade escolar do CMEI Professora Maria Luiza Santos de Souza, localizado no Planalto reuniu as 323 crianças matriculadas do berçário ao Nível IV da Educação Infantil no XIII Arraiá da Sinhá Luiza, que este ano tratou do tema “Ritmos e Sons do Nordeste”. Já no CMEI Irmã Dulce, localizado em Felipe Camarão, a festa reuniu os familiares das 250 crianças matriculadas do Nível I ao IV, com inspiração no livro “Um amor de Família”, do escritor Ziraldo, que serviu de tema para as festividades.

Atuando como gestora administrativa no CMEI Professora Maria Luiza S. de Sousa, Dumara Alves Pereira, falou da importância de reunir a comunidade escolar. “Esse ano marca o nosso XIII Arraiá da Sinhá Luiza. Cada turma abordou um tema diferente dos ritmos nordestinos, desde forró, xote e até o baião. É importante que as crianças participem, pois é uma festa que envolve as comidas típicas, as brincadeiras. A festa junina acolhe as famílias que prestigiam e valorizam nossa cultura”, explicou.

Quem contou sobre a experiência  de vivenciar o momento em família foi José Luciano da Silva, pai de Pedro Henrique da Silva, matriculado no Nível IV do CMEI Irmã Dulce. “Por ser o último ano dele na Educação Infantil, é interessante para ele interagir com outras crianças. É um momento de descontração com a família, principalmente, por ter sido no sábado, onde eu e a mãe dele participamos. Conhecemos melhor o ambiente escolar e como ele se comporta com os colegas. Foi tudo muito organizado”, disse.

Já no período da tarde as festividades aconteceram nos Centros Municipais de Educação Infantil Nossa Senhora de Fátima, Professora Maria Abigail Barros de Azevedo e Maria Lucila Alves de Carvalho.

Os arraiás além da exaltação da cultura musical nordestina, também abre espaço para o fortalecimento da culinária nordestina, com a tradição da canjica, pamonha, tapioca, milho cozido e assado. Brincadeiras como pescaria seca e molhada atraíram a atenção de todos.

Segundo a gestora administrativa do CMEI Nossa Senhora de Fátima, localizado em Felipe Camarão, a professora Kelle Mendonça, o objetivo do arraiá é reunir toda a comunidade escolar. “É um momento para incluirmos todas as vivências que temos com as nossas crianças, como por exemplo, receitas de família, a cultura do bairro, como os bonecos do mestre Manoel Marinheiro. Nós fizemos todo um trajeto com as famílias e as crianças, acolhendo os gostos, as preferências e vivências”, disse.

No CMEI Professora Maria Abigail B. de Azevedo, localizado no bairro Lagoa Azul, a mãe de Erick Gael Carvalho dos Santos, de quatro anos, Franklimara Gracyele Santos de Carvalho, falou da importância do filho participar destas atividades. “A festa junina do CMEI contribui também para a desenvoltura e na interação entre as crianças. Também aproxima os familiares”, pontuou.

A professora Janaína Dionísio Raposo de Oliveira, que leciona no CMEI Maria Lucila Alves de Carvalho, também em Lagoa Azul, também pontuou sobre o resgate cultural.  “A importância é grande porque resgata a cultura. Atualmente as crianças são muito influenciadas pela cultura contemporânea da televisão, e precisamos apresentar as raízes do povo do Nordeste, que é a nossa cultura”, ressaltou.

Presente em todas estas atividades mencionadas acima, a titular da Secretaria Municipal de Educação, professora Cristina Diniz comentou sobre este período de fortalecimento da identidade nordestina.  “Neste sábado acontecem os primeiros arraiás da Rede Municipal de Ensino de Natal. Estamos muito felizes e quero parabenizar todas as unidades escolares, aos familiares das crianças e a todos os gestores e profissionais envolvidos na organização destas festas tão bonitas. Ficamos muito felizes e alegres de encontrar vocês nestes espaços de festividade e enaltecimento das nossas raízes”, disse.