Mutirão de Ponta Negra encerra atividade de limpeza das praias na semana de Meio Ambiente de Natal


Mutirão de Ponta Negra encerra atividade de limpeza das praias na semana de Meio Ambiente de Natal
Gil Araújo/Assessoria de Imprensa Semurb

Na manhã desta segunda (5) foi realizado o segundo mutirão de limpeza das praias. Dessa vez em Ponta Negra, foram recolhidos cerca de 200 quilos de resíduos dentre eles, sacos plásticos, canudinhos, copos descartáveis e garrafas plásticas. Ação fez parte da Semana de Meio Ambiente 2023, que visa conscientizar a população sobre a educação ambiental.

Participaram do mutirão cerca de 30 servidores da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), dentre eles fiscais ambientais, técnicos e estagiários. Além desses, também colaboram com a ação comerciantes locais. A ação visa promover a sensibilização da população sobre a importância da manutenção da orla sempre limpa.

“Coletamos uma quantidade simbólica de lixo. É importante que essa ação desencadeie outras, especialmente envolvendo a educação ambiental dos comerciantes e banhistas, pois somente dessa forma o trabalho de manter as praias limpas será efetivo e duradouro”, descreve o supervisor ambiental da Semurb, Felipe Oliveira, que estava presente no mutirão em Ponta Negra.

Foi estabelecido na saída, que deveria ser catado apenas sacos e canudinhos plásticos, copos e garrafas descartáveis e que o recolhimento seria na área de praia, dessa forma a garantir a segurança dos operantes. Também foram distribuídos equipamentos de recolhimento e segurança para os participantes. Os resíduos recolhidos muitos deles estavam entre as pedras, o que dificultou um pouco a coleta, mesmo assim quase 200 quilos de material foi retirado do ambiente.

O mutirão de limpeza nas praias “Jogue Limpo! Na praia, no rio ou na rua, lixo é na lixeira” busca promover educação ambiental através de ações práticas. No primeiro dia, o público presente foi de alunos de 4º e 5º ano da Escola Municipal Laura Maia, com faixa etária entre 9 e 10 anos, que participaram de uma sensibilização na sexta-feira (2) com os educadores ambientais da secretaria. Ação de hoje em Ponta Negra, teve como objetivo sensibilizar as pessoas sobre o descarte correto dos resíduos e foi realizado por funcionários da Semurb e contou com o apoio de comerciantes da localidade.

Confira programação completa da SEMA 2023 AQUI.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389