Palestras debatem a importância das áreas verdes e como nossas atitudes impactam no meio ambiente

Foto: divulgação/Semurb

Dando prosseguimento à programação da Semana do Meio Ambiente de Natal 2022 (Sema), nesta sexta-feira, 02, aconteceram duas palestras on-line gratuitas para a população. O público pode interagir e debater duas importantes temáticas sobre questões ambientais. As atividades foram promovidas pela secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

O palestrante do primeiro encontro, pela manhã, foi o Tecnólogo Ambiental e servidor da Semurb, Gustavo Soares, abordando o tema: "A importância das áreas verdes para centros urbanos e o papel das ZPAs na mitigação do clima da cidade".

Durante a palestra, os inscritos puderam dar suas contribuições e questionamentos, discernir sobre os sistemas da Semurb, as Zonas de Proteção Ambiental (ZPAs) da cidade e de como a secretaria age, através de políticas públicas para o controle e implantações de medidas mitigadoras em favor ao meio ambiente.

Na oportunidade, o tecnólogo ambiental explicou os aspectos e importância das Áreas Verdes e ZPAs para o Município. “Áreas Verdes são áreas públicas definidas para proporcionar melhoria do aspecto paisagístico e ambiental do município. Nelas, o elemento principal é a cobertura vegetal, e as ZPAs desempenham um papel na proteção dos recursos naturais e controle de ocupação do seu entorno”, explicou.

E falou ainda sobre o desenvolvimento de um aplicativo  com o objetivo de se tornar uma ferramenta de comunicação e informação para a população, proporcionando uma contribuição de forma mais eficaz na proteção dessas áreas, com atuação da própria sociedade.

Já na programação vespertina aconteceu a segunda palestra gratuita e teve como tema: "Como minhas atitudes impactam no meio ambiente”, com a gestora ambiental e pós-graduada em ESG e MBA em Sustentabilidade, Stephanie Melina Souza Gomes. Nela se discutiu tópicos relevantes como: O Eu, no meio ambiente, 5Rs e Mudança de Hábitos, os impactos da ação humana com uma perspectiva holística do assunto, partindo do princípio que o meio ambiente não se trata de uma unidade individual, mas sim universal.

”É sempre muito bom ver a diversidade de atuação em prol da melhoria do meio ambiente. E o tema deste ano, nos trás a oportunidade de uma maravilhosa reflexão, e de dar o primeiro passo para a mudança de nossos hábitos na relação com o meio ambiente. Buscando a normalidade e naturalidade dessas ações, impactando positivamente a todos”, disse.

As palestras atraíram um público diversificado composto por profissionais da área ambiental, estudantes, e demais interessados em aprender mais sobre a temática ambiental. Através do chat ao vivo, os participantes puderam interagir e tirar suas dúvidas. As atividades da SEMA 2023 seguem até o dia 05 de junho. Confira aqui a programação completa.