Prevenção ao câncer de colo de útero e pré-natal odontológico são temas do Projeto Mulher 365

Foto: SMS

O Projeto Mulher 365 tem a intenção abrir unidades de saúde aos sábados, uma vez ao mês, para estimular a prevenção do câncer do colo do útero e promover o cuidado e o bem-estar para as moradoras do município. A partir da edição de maio, o projeto passa a oferecer também atendimento de pré-natal odontológico para gestantes. Desenvolvido pela Prefeitura do Natal e pela Secretaria Municipal de Saúde, o Mulher 365 acontece neste sábado (27), das 8h às 12h, em diversas Unidades de Saúde.

O câncer de colo de útero é a terceira doença mais comum em mulheres no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), que estima mais de 17 mil novos casos para o ano de 2023. “Esse tipo de câncer não apresenta sintomas na sua fase inicial, mas se detectado a tempo pode ser tratado e curado, por isso a importância de realizar o exame citopatológico, ou preventivo, o mais eficaz para detectar a presença desse tipo de câncer”, comenta Ana Paula Magalhães, responsável técnica pelo Núcleo de Saúde da Mulher da SMS Natal, ressaltando que ele é rápido, simples e indolor.

A partir do mês de maio o projeto também passa a oferecer atendimento odontológico para gestantes. A iniciativa é uma parceria entre o Núcleo de Saúde da Mulher, com a Coordenação de Saúde Bucal do município, com a intenção de incentivar os cuidados com a saúde bucal durante a gestação.

“As consequências da saúde bucal da mulher repercutem também na gestação, por isso, vem se estipulando esse acompanhamento do dentista também durante a gravidez, pois o pré-natal odontológico pode prevenir diversas questões, como parto prematuro, baixo peso no bebê, além de ser possível identificar lesões causadas por sífilis, por exemplo”, comenta Rossana Mota Costa, coordenadora de saúde bucal do município de Natal, sobre a importância do acompanhamento odontológico durante a gestação.

Rossana reforça ainda que a parceria tem o intuito também de desmistificar e estimular os atendimentos durante a gestação. “Muitas vezes essas mulheres ainda têm o receio de não poderem realizar consultas odontológicas durante a gravidez, então nossa intenção é desconstruir esse pensamento e mostrar que temos todas as orientações e segurança para o atendimento dessa mulher durante a gestação”.

Mulher 365

O Projeto têm a iniciativa de abrir aos sábados, uma vez por mês, algumas Unidades de Saúde do município, ofertando exames citopatológicos e ações de saúde (como este rápido de ISTs, vacinação, teste de glicemia, verificação de pressão arterial, entre outras) para mulheres, que por algum motivo não conseguem ir à unidade durante a semana. O atendimento acontece por demanda aberta, sem a necessidade de marcação de consulta, basta levar o cartão do SUS e o RG.

Confira as unidades que abrem neste sábado

Distrito Norte I

UBS José Sarney