2º Encontro Regional ICLEI Nordeste acontece em Natal no mês de abril


2º Encontro Regional ICLEI Nordeste acontece em Natal no mês de abril
Foto: Ministério do Turismo

Natal sediará, entre os dias 12 e 15 de abril, o 2º Encontro Regional ICLEI Nordeste. O evento é organizado pelo Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI), em parceria com a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

O tema desta edição do encontro será “Cidades, Clima e Natureza" e solenidade de abertura oficial acontece no no dia 12 e deve contar com a presença do titular da Semurb, Thiago Mesquita, dentre outras autoridades.

Os encontros regionais do ICLEI têm o objetivo de reunir os governos locais associados ao ICLEI e seus parceiros como universidades, setor privado, organizações do terceiro setor interessados na temática da sustentabilidade para apresentar as tendências internacionais mais atuais e promover a sensibilização sobre as mais importantes questões de desenvolvimento urbano sustentável.

Na programação está prevista a assinatura da “Carta de Natal para o Congresso Mundial 2024 ”, além de diversos painéis, palestras, minicurso e visita técnica no Rio Potengi. Dentre os temas dos painéis estão “Soluções para Centros Urbanos: Conexão de áreas verdes”, “Unidades de Conservação sob a Ótica Multinível: desafios e oportunidades”, “Mitigação e Adaptação: nas cidades nordestinas” e "Conservação de Biodiversidade nos Oceanos”.

O titular da Semurb, Thiago Mesquita, ressalta a importância das discussões acontecerem na capital potiguar no mês de abril, momento em que a cidade também recebe outros dois importantes eventos sobre mudanças climáticas: a Conferência Potiguar do Clima (COP RN) e o Simpósio “Clima e Meio Ambiente no Contexto Urbano: Um Desafio de Governança Multinível”, que integra o Projeto Klimapólis.

“Os encontros convertem-se, também, em um espaço para networking que incentiva a cooperação, participação, inclusão e inovação para a implementação dos projetos prioritários”, diz Mesquita.

Ainda segundo ele, o foco do 2º Encontro Regional ICLEI Nordeste será tratar de desafios concretos para responder à emergência climática com um olhar orientado para a promoção de parcerias efetivas. E que permitam que os governos locais reconheçam e acessem instrumentos adequados para agir e responder a suas demandas imediatas.

Ao propor a reunião de especialistas, associados e parceiros ao longo de quatro dias de discussões, o Encontro Regional Nordestino terá o compromisso, por parte de seus patrocinadores, promotores e associados, com o desenvolvimento sustentável.

Natal e o ICLEI

Natal é associada à Rede ICLEI desde 2016 e vem trilhando seu caminho rumo à sustentabilidade, sobretudo em quesitos de biodiversidade. Em 2022 aderiu a Declaração de Edimburgo, documento que representa o parecer dos governos locais de todo o mundo em contribuição à negociação do Novo Marco Global para a Biodiversidade Pós-2020.

O ICLEI é uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativos em mais de 130 países. E atua com trabalho de influência das políticas de sustentabilidade e fomento à ação local para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular.

O acesso a conhecimento, parcerias e capacitações para gerar mudanças sistêmicas em prol da sustentabilidade urbana também fazem parte do trabalho da rede.

No Nordeste do Brasil, o ICLEI possui uma rede de 21 associados, dentre os quais dois Governos Estaduais (Bahia, Pernambuco), oito capitais, dez cidades e o Complexo de Suape. Na região, o ICLEI implementa projetos que promovem tanto a perspectiva de desenvolvimento de baixo carbono, quanto aqueles enfocados na preservação e restauração da biodiversidade.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389