Complexo Arena das Dunas ganha mais segurança viária

Foto: STTU

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, está investindo em mais segurança viária na Arena das Dunas – em Lagoa Nova. Depois de um estudo sobre os deslocamentos de pedestres e ciclistas na região, percebeu-se a necessidade de promover ajustes na sinalização para atender as demandas.

De acordo com o arquiteto, urbanista e diretor de Engenharia de Trânsito da STTU, Carlos Milhor “as passarelas no entorno não atendem todos os movimentos de pedestres e ciclistas que usam as vias de acesso à Arena e adjacências. Daí, a necessidade de melhor sinalizar os trechos onde eles estão circulando, de fato.”

Para isso, a STTU está implantando faixas elevadas de pedestres e sinalização de velocidade na região em 50 km/h. O primeiro trecho contemplado fica na altura da Escola Régulo Tinôco e atende as pessoas que se deslocam tanto para a Arena como a Prudente de Morais. Para quem se desloca no sentido Centro/Candelária está sendo implantada uma faixa de pedestre elevada na esquina da Lima e Silva para acessar o outro lado da via, passando embaixo do viaduto. Já para quem entra na cidade e se desloca pela BR 101 Sul e acessa o complexo do 4o Centenário encontrará faixa de travessia mais sinalização de velocidade em 50 km/h na altura do túnel da Lima e Silva.

A obra envolverá ainda uma série de outras melhorias do passeio (calçadas), ciclovias e acertos geométricos na via. Também será alterado o acesso de quem vem de Candelária e vai à direita em sentido da BR 101. O trecho contará com um acesso, reduzindo assim as interseções, os conflitos e melhorando a segurança e o fluxo. Ainda neste trecho, o pedestre e o ciclista contarão com uma calçada compartilhada.

Um detalhe sobre as faixas elevadas de pedestres é que elas são alinhadas à altura das calçadas e funcionam como uma extensão delas. Não é à toa que elas se assemelham a lombadas por oferecerem, além da sinalização, um fator físico para redução de velocidade. Assim elas oferecem mais segurança para quem necessita fazer a travessia da via.

“O projeto contempla palavras chaves da mobilidade hoje como segurança viária, redução da velocidade, visão zero de acidentes com mortes no trânsito e está dentro do programa Movimento Pela Vida”, conclui Carlos Milhor.