Rede Municipal de Ensino efetua sorteio eletrônico para etapa de creche

Foto: Manoel Barbosa/SME

A Secretaria Municipal de Educação de Natal realizou o sorteio eletrônico para as vagas de crianças novatas da etapa de creche da Educação Infantil, da Rede Municipal de Ensino. O sorteio eletrônico foi realizado via números da loteria da Caixa Econômica Federal e ocorreu no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), na manhã desta sexta-feira (10). O município de Natal destinou 3.613 vagas para a etapa de creche (Berçário I e II e Níveis I e II). O resultado está no Sistema de Matrícula Online e nos murais das unidades de ensino.

A titular da pasta da Educação, professora Cristina Diniz, considera o sorteio público a maneira mais transparente e humanizada para o acesso educacional das crianças na faixa etária de seis meses a três anos e 11 meses. “Por meio do sorteio eletrônico, não há como haver uma interferência em pedidos de vagas. Antes os pais iam para as filas dos CMEI e passavam duas noites, visto que era por ordem de chegada. Reforçamos que é uma preocupação do prefeito Álvaro Dias e da SME-Natal de ampliar esse atendimento de creches. Estão sendo construídos mais cinco novos prédios, que vão proporcionar a abertura de novas vagas para a Educação Infantil de Natal”, explicou a professora Cristina Diniz.

Ainda de acordo com a secretária de Educação, o sorteio de vagas para a etapa de creche dos CMEI é realizado somente para as crianças novatas. “As crianças que já estudam na Rede Municipal de Natal têm sua vaga garantida, na renovação da matrícula. Nossa Rede é bastante procurada, isso mostra que os professores, gestores, funcionários e equipe da Secretaria, estão fazendo um trabalho de qualidade”, ressaltou Cristina Diniz.

A chefe do Setor de Normas e Organização Escolar da SME, Danielle Kelly de Oliveira explicou todo o processo. “A abertura das solicitações de vagas aconteceu dia 23 de fevereiro e foi até o dia 03 de março, através do sistema de matrícula online. O responsável poderia escolher três opções de unidades de ensino. Hoje aconteceu o sorteio, que vai informar aos responsáveis em que unidade de ensino a criança pode ser matriculada. Os pais ou responsáveis podem comparecer à unidade de ensino entre os dias 10 a 15 de março para efetivar essa matrícula, levando a documentação das crianças. Vencido esse prazo, a vaga vai ser disponibilizada obedecendo a lista de suplência”.

O técnico da DBSeller Serviços de Informática Ltda, empresa responsável pela execução do sorteio, Joelmir Marinho, garantiu a legalidade da ação. “O sorteio é totalmente seguro. Quando é efetuada a inscrição, é gerado um número para o inscrito, ou seja, não existe base para manipulação”, garantiu.