Consulta Pública do Plano de Gestão Integrada da Orla se encerra dia 15

Foto: Ana Lúcia Araújo/Assessoria Semurb

O prazo para Consulta Pública sobre o Plano de Gestão Integrada da Orla (PGI) se encerra na próxima quarta-feira (15). As contribuições podem ser enviadas por meio de formulário on-line. A consulta foi aberta no dia 14 de fevereiro deste ano.

O PGI foi discutido pela sociedade por meio de oficinas de planejamento participativo do Projeto Orla de Natal ocorridas em duas etapas, no ano passado, nos meses de maio e outubro .

O plano apresentado é uma versão preliminar dessa ação das oficinas e está disponível para análise dos cidadãos. Quando finalizado, ele será um novo instrumento que vai ajudar o Município na gestão urbana e ambiental da orla marítima da cidade e deve ser apresentado em Audiência Pública para ser referendado pela sociedade.

De acordo com a secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), a consulta pública tem como objetivo de receber contribuições da sociedade civil organizada, iniciativa privada e população em geral nas discussões acerca das características locais, dos usos, dos problemas e das potencialidades relacionados às três Unidades de Planejamento da Orla (UPs).

As UPs abordadas durante as oficinas foram as praias de Areia Preta, dos Artistas, do Meio e do Forte, definida como UP1, Ponta Negra e a Via Costeira UP2 e a Redinha UP3.

As oficinas foram conduzidas pela Semurb e pela secretaria de Turismo (Setur), em parceria entre o departamento de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Detur/UFRN) e o Ministério do Turismo (MTur). Para saber mais, acesse o portal do projeto Orla Natal pelo endereço: www.gestaodaorla.natal.rn.gov.br