Centros Infantis da Zona Oeste se reúnem em formação compartilhada


Centros Infantis da Zona Oeste se reúnem em formação compartilhada
Foto: Adrovando Claro/SME

Os Centros Municipais de Educação Infantil Professora Marilanda Bezerra de Paiva, Dra. Zilda Arns, Cléa Bezerra de Melo, Saturnina Alves de Lucena e Irmã Dulce, situados na Zona Oeste de Natal, promovem de 8 a 10 de março, o 2º Encontro de Formação Compartilhada com o tema “Educação Infantil: partilhando saberes”, direcionado aos educadores e gestores das cinco unidades. Entre as palestras proferidas na tarde da quarta-feira (08), no CMEI Professora Marilanda Bezerra, destacou-se o tema “Autocuidado e autoconhecimento no cotidiano”, com a psicóloga Leila Cavalcante, especialista em terapia familiar e de casal, e criadora de um projeto de prevenção ao abuso sexual na infância.


Para a gestora pedagógica da unidade anfitriã, Nair Lima dos Santos, a formação em parceria com os centros infantis, facilita o acesso a vários temas relacionados à educação infantil, que possam ajudar na prática pedagógica. “As palestras são muito relevantes para esta semana pedagógica e para os educadores no dia a dia da sala de aula, para ter consciência do desenvolvimento do trabalho, e como repassar este conhecimento”, enfatizou.


A palestrante e psicóloga Leila Cavalcante destacou que as pessoas não distinguem o real do imaginário, porque o cérebro não faz distinção e por isso a importância no uso das palavras. “Aquela palavra que foi bem dita, digamos literalmente, ela vai fazer uma marquinha lá no cérebro da criança e vai associar para coisas boas. Ela vai ter muito mais condições de pensar positivo sobre ela. Do mesmo jeito, palavras mal ditas também representam grandes problemas, uma ferida emocional no cérebro da criança e essa criança cresceu, essa criança hoje, pode ser eu ou você”, ponderou.


Para a educadora Elizabete Pereira de Lira Torres, do CMEI Cléa Bezerra de Melo, a palestra proferida pela psicóloga foi muito significativa. “Essa palestra foi de extrema importância para o professor praticar em sala de aula. São coisas que já sabemos, porém a cada conhecimento a mais do assunto, sempre aperfeiçoa cada vez mais nosso trabalho”, destacou.


Andreia Rodrigues de Oliveira, coordenadora pedagógica do CMEI Dra. Zilda Arns, do turno vespertino, relatou que o encontro é um momento de troca de aprendizagem. “São palestras todas em prol da criança, tudo visando a melhoria do nosso trabalho e está sendo maravilhoso. Essa palestra de hoje vai contribuir para o professor ver a criança como um ser que tem uma história, que tem um futuro também, que o educador pode ser uma influência boa no futuro dessa criança”, assinalou.  


O 2º Encontro de Formação Compartilhada conta com três dias de programação e segue com mais palestras com os temas Comunicação Não Violenta com a assessora da SME e psicopedagoga Mona Lisa Dantas; Saberes e fazeres na educação infantil com a pedagoga Andréa Carla Pereira Campos, assessora pedagógica da SME-Natal e Autocuidado e autoconhecimento no cotidiano com a psicopedagoga da UFRN, Ana Cristina de Medeiros.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389