Secretaria de Educação reúne gestores no Encontro de Lideranças da Educação de Natal

Foto: SME

Para qualquer equipe é importante alinhar constantemente ideias e objetivos. Nesta perspectiva, a Secretaria Municipal de Educação de Natal, promoveu nesta terça-feira (28) o Encontro de Lideranças da Educação de Natal com o tema “Seja Sol!”. O evento reuniu 292 gestores pedagógicos e administrativos das 146 unidades de ensino e assessores da SME-Natal, no espaço D’Praia, em Ponta Negra. O evento foi coordenado pelo Departamento de Gestão Escolar (DGE).

O momento dispôs do Workshop “Liderança Regenerativa”, apresentado pela educadora e secretária Executiva de Natal, Danielle Mafra, e a participação especial da professora e mentora Aline Chacon. O ponto alto da apresentação foi o teste de perfil, onde cada gestor pôde apontar seu celular para um Qr Code, e dessa forma descobrir seu perfil, contribuindo para a compreensão de comportamentos próprios, que levou à reflexão dos participantes. “Foi uma responsabilidade grande falar com a equipe de gestores, de líderes das escolas municipais e centros infantis da cidade de Natal. A equipe toda da SME-Natal trabalhou para passar uma mensagem muito forte e poderosa, sobre “Ser Sol” na vida de todas as crianças e estudantes, de todas as pessoas, e brilhar por si só nos ambientes escolares. Esse momento vai reverberar por muito tempo na educação de Natal”, ressaltou Mafra.

Durante o intervalo e pausa para o almoço, o Encontro de Lideranças da Educação de Natal contou também com um momento de descontração com apresentação do cantor Alan Persa, animando todos os gestores.  Além do Workshop na programação da manhã, o evento teve continuidade à tarde com a palestra “Identidade Escolar nas redes sociais”, ministrada pelo educador, jornalista e chefe da Assessoria de Comunicação da SME-Natal, Riccelli Araújo, que falou sobre o uso adequado das redes nos dias atuais. “É importante discutir com os gestores temáticas que são presentes no cotidiano da sociedade moderna. A midiatização e o universo das plataformas sociais também são realidades no ambiente escolar. Porém, por se tratar de profissionais da educação e que lidam diretamente com crianças e adolescentes em formação, é fundamental um cuidado especial no manuseio e utilização dessas plataformas", destacou Araújo.

Contente com o sucesso do evento estava a titular da Educação, professora Cristina Diniz. “Nós realizamos o primeiro Encontro de Lideranças da Educação de Natal, algo muito criativo, dinâmico, um momento onde pudemos estar mais próximos dos nossos gestores, trazendo temáticas pertinentes, discussões acerca de liderança regenerativa com o Workshop de Danielle Mafra e Aline Chacon, sobre como fazer uma liderança ser algo positivo e leve, que não tenha uma conotação de muita dificuldade. Tivemos também a palestra do professor Riccelli Araújo, nosso assessor de comunicação que falou sobre as mídias sociais e quais os cuidados que se deve ter com essa plataforma. Acreditamos que foi um dia prazeroso, um dia leve, de reencontros para começar o ano letivo de 2023 com o pé direito”, afirmou a professora Cristina Diniz.

A gestora administrativa da Escola Municipal Amadeu Araújo e representante da diretoria do Fórum de Gestores das Escolas Municipais (FOGEM), Adriana Rocha de Souza Fortes da Silva falou sobre a experiência no encontro. “Eu já estou na rede municipal há 23 anos, e esse evento foi um diferencial. Saímos do evento energizados e recarregados para fazer um ano letivo bastante promissor”, disse.

Quem também elogiou o encontro de lideranças foi a gestora pedagógica do CMEI Professora Terezinha de Jesus Souza Lima, Maria da Conceição da Silva Costa Borges. “Foi um evento incrível e ter participado foi fantástico. Despertamos a nossa sensibilidade, empatia, e esse olhar que é tão necessário para com as nossas crianças, com os nossos professores e todos que fazem parte da comunidade escolar. Me senti sensibilizada com relação a muitas práticas, que precisamos aprimorar cada vez mais para o ano letivo de 2023. Parabenizo toda a equipe organizadora da SME”, finalizou. A equipe da SME também realizou sorteios de brindes e presentes.