Pesquisa aponta aprovação do Carnaval organizado pela Prefeitura de Natal

Foto: Joana Lima / Secom

O Carnaval de Natal é sucesso de público. A afirmação está respaldada em dados coletados pelo Instituto Pesquisa na Hora e que revelaram que o evento organizado pela Prefeitura foi aprovado por 71% das pessoas que participaram da folia na capital potiguar. Os números divulgados nesta quarta-feira (01) também indicam que, em comparação a anos anteriores, 39% dos foliões gostaram mais da festa de 2023.

“Organizamos um dos melhores carnavais já vistos em Natal. Uma festa para todos os públicos, com muita paz e alegria e com as famílias voltando às ruas da cidade após interrupção em duas edições. Montamos uma grande estrutura para que fosse uma festa de reencontros após a pandemia da Covid-19. Os números comprovam que funcionou”, celebra o prefeito Álvaro Dias.

Para formar sua base de dados, o instituto realizou 807 entrevistas nos dias 25 e 26 de fevereiro. Entre os pesquisados, 30,8% participaram efetivamente do Carnaval natalense, e 69,2% não, mas que receberam informações do evento.

Em uma amostragem mais ampla do Instituto Pesquisa na Hora, envolvendo inclusive aqueles que não estiveram na festa, a aprovação também é alta. As avaliações Ótima + Boa + Regular somam 63% dos que aprovam. Os que reprovaram (Ruim e Péssimo) foram 19%. Numa avaliação geral, a região Norte, com 70% positiva e 13% regular, foi a que mais aprovou o Carnaval, seguida da Sul (69% positiva + 13% regular). As mulheres aprovaram a festa mais que os homens (54% positiva contra 41% e 15% regular contra 14% regular), no comparativo entre os gêneros.

Na avaliação geral, no quesito faixa etária, aqueles que se situam entre 35 a 44 anos foram os que mais elogiaram a folia de Momo na capital potiguar (56% positiva e 14% regular).

A Prefeitura de Natal investe no Carnaval como forma de atrair mais turistas para a capital potiguar e estimular a circulação de recursos financeiros, aquecendo a economia local e gerando divisas. De acordo com os dados do Instituto Pesquisa da Hora, a população concorda que a fórmula seja repetida pela gestão durante os próximos festejos juninos. Entre os entrevistados, 61% aprova a iniciativa.

“A população já entendeu a importância do investimento na economia criativa. Natal é uma cidade turística e as festas são um grande atrativo através do turismo de eventos. Os benefícios atingem todas as classes sociais, desde o grande empresário proprietário de um hotel até os ambulantes que vendem seus produtos nos locais das festas”, exemplifica Álvaro Dias.

As pessoas ouvidas pela pesquisa também avaliaram positivamente as estruturas montadas nos polos espalhados pela cidade (76% aprovação, dentre os que brincaram o carnaval e 60% no geral), bem como as atrações e show realizados nestes locais (52% de aprovação, dentre os que foram às festas).

O polo mais bem avaliado, de acordo com os dados, foi o Polo Sul, com 81% de avaliações positivas. Mas, todos os demais tiveram aprovações superiores a 70% (Oeste 76%, Norte 74% e Leste 71%).

A Prefeitura de Natal investiu forte na questão da segurança. Cerca de 100 homens da Guarda Municipal estiveram nas ruas participando ativamente da proteção às pessoas e ao patrimônio público e privado. Os números da pesquisa refletem que a população percebeu o esforço e se sentiu mais segura no período da festa. A aprovação foi de 51% positiva + 29% regular, com apenas 13% de respostas negativas.

Esses números de aprovação são muito parecidos com os resultados obtidos quando o questionamento foi a programação geral festas: 51% positiva, 26% regular e apenas 12% não aprovaram. A Região Leste foi a que mais gostou da programação, com 57% de respostas positivas e 23% regulares.

Metodologia

A pesquisa foi realizada através de contatos telefônicos, a partir de uma base própria de Natal, utilizando a técnica de amostra aleatória simples. Responderam apenas pessoas acima de 18 anos e a margem de erro para esse estudo é de aproximadamente 3,5 % para os resultados totais da amostra. A confiança, ou seja, os limites para mais e para menos em relação ao valor obtido, é de 95,5%.

Números principais

Avaliação positiva - 71% positiva entre os que brincaram o Carnaval. 48,3% entre todos os entrevistados

Mulheres são as que mais aprovam. Mulheres avaliam melhor o carnaval
54% das mulheres avaliam como positiva e 41% dos homens.

A melhor avaliação está entre 35 e 44 anos - 56%, nesta faixa, avaliam como positiva e 14% regular, 15% negativa.

Prefeitura é reconhecida como organizadora por 39%

Estrutura aprovada por 60% da população