Natal terá pelo menos 15 praças totalmente revitalizadas em 2023

Foto: Francisco Francerle/ Semsur

A Prefeitura do Natal continua a implantação do projeto de modernização e revitalização das praças e logradouros públicos nas quatro regiões administrativas da cidade. O projeto dá prosseguimento aos objetivos da atual gestão de dotar a cidade de equipamentos que priorizem o bem-estar e qualidade de vida da população. Desde 2020, o número desses equipamentos revitalizados chega a 46. No ano de 2022, o prefeito Álvaro Dias entregou à população natalense a revitalização de dez espaços. Para 2023, pelo menos 15 praças receberão intervenção. A Prefeitura trabalha na revitalização de sete delas e planeja a restauração, em breve, de outras oito distribuídas em vários bairros.

Os novos equipamentos, além de proporcionar a ampliação dos espaços públicos de lazer, integração e prática esportiva, oferecem diversos elementos de bem-estar, com passeio dispondo de acessibilidade, bicicletários, academias ao ar livre, parques infantis com madeira de eucalipto e alamedas com luminárias de LED de alto desempenho - que repercutem diretamente na qualidade da iluminação e na segurança dos usuários.

Uma novidade neste ano de 2023 é a implantação de espaços pet nas praças. Inaugurada em janeiro deste ano, a Praça Engenheiro Abel de Menezes Lira, no bairro Tirol, ganhou um espaço destinado ao lazer dos cães acompanhados dos seus tutores. Além disso, a nova praça ganhou um passeio com piso novo e acessibilidade para pessoas com deficiência, além de novo paisagismo e bancos de concreto, parque infantil e ATI.

O prefeito Álvaro Dias destaca a importância desses espaços de convivência para a vida de uma cidade. “Existem muitas solicitações para que a Prefeitura promova a construção de novos espaços agradáveis e tranquilos como este e agora procuramos não só priorizar as pessoas, mas também os animais, que fazem parte da nossa vida e do nosso cotidiano. É uma forma de ter seus espaços respeitados para que possam conviver com as pessoas e a natureza”, afirma o gestor.

Atualmente a Prefeitura está revitalizando as praças Matriz de Candelária, Pedro Velho (Petrópolis), Monte Belo (Neópolis), Serra do Araguaia (Soledade), Pousada Brasília (Capim Macio), Beijoqueiros (Bom Pastor) e Passo da Pátria (Passo da Pátria). Constam ainda no projeto futuro de revitalização as praças 28 de Outubro (Lagoa Nova), Paranaguá (Santarém), Iguatu (Santarém), Djanira Moura (Parque dos Coqueiros), Kaline Maia (Lagoa Nova), Senador Carlos Alberto (Vila Verde), Bairro Nordeste (Nordeste) e Jiqui (Pirangi).

De acordo com o Secretário Municipal de Serviços Urbanos, Irapoã Nóbrega, a Semsur tem cumprido um amplo cronograma de reforma e revitalização das praças da cidade. “Foi uma determinação do prefeito Álvaro Dias logo no início de sua gestão e nós temos como prioridade. Iremos revitalizar o máximo de equipamentos possíveis, conforme o projeto de gestão prevê”.

Praça Pedro Velho

Com um grande valor histórico para a cidade, a Praça Pedro Velho está sendo revitalizada e tem previsão de entrega para este semestre. A obra contempla novo piso, com demarcação de pista de caminhada, parque infantil lúdico, playground, um mini-anfiteatro, palco para apresentações coberto e uma nova área de convivência coberta.

A praça terá ainda novo mobiliário urbano, bancos, acessibilidade, paisagismo, espaço para quiosques e iluminação em LED.

Praças revitalizadas em 2022:

1.      Beijoqueiros (Bom Pastor);

2.      Liberdade (Candelária);

3.      Paulo Moreira (Neópolis);

4.      Cruzeiro (Vila de Ponta Negra);

5.      Acrísio Freire (Rocas);

6.      Murié (Potengi);

7.      Dr. Paulo Viveiros (Petrópolis);

8.      Humaitá (Alecrim);

9.      Abel de Menezes Lira (Tirol);

10.   Nordelândia (Lagoa Azul).