A comunicação é fator básico para gerar qualidade no ambiente de trabalho. Com o objetivo de proporcionar um momento para oportunizar reflexões sobre os processos de trabalho, sobre como interagir com o outro, como se comunicar de forma assertiva, sobre empatia e ética tão necessárias na vida e no ambiente profissional, a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social convidou o Núcleo de Apoio à Saúde do Servidor - NASS para falar com os servidores da secretaria.
“Esta palestra surgiu diante da necessidade de refletirmos sobre o cuidado com as relações interpessoais e a nossa comunicação. Pensamos nesse momento como um espaço de acolhimento, sensibilização e de discussão sobre as estratégias de cuidado, a partir das contribuições da psicologia. Fiquei muito feliz de participar e contribuir com este momento interativo. O que precisamos parar de fazer, começar a fazer e continuar fazendo para melhorar nossa relação com a nossa vida e com o trabalho? Parabenizo o Núcleo de Apoio à Saúde do Servidor - NASS pela excelente iniciativa, alerta a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão.
Relacionamento interpessoal é a maneira como você se relaciona com as pessoas à sua volta. A psicóloga do NASS, Élida Dantas, afirmou durante a palestra que é preciso prestar atenção as mudanças significativas na qualidade de vida do indivíduo. "Desempenhamos papéis funcionais onde atuamos sendo força que impulsiona, que incentiva e ajuda ou agimos como bloqueadores sendo força que restringe. Atitudes fundamentais para tornar a comunicação uma ferramenta de qualidade no trabalho é ser educado, dar feedback, compartilhar ideias, ouvir com atenção e consideração, demonstrar respeito e cordialidade ao falar, mostrar interesse e respeito pela opinião do colega e evitar distrações e interrupções e outros ruídos durante a conversa”, enfatiza.
O bem-estar, além de manter o trabalhador saudável e satisfeito, contribui para a produtividade com eficiência e responsabilidade social. “Este é o momento da Semtas realizar ações de promoção ao bem-estar físico, mental e social dos servidores”, concluiu a secretária.
Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor - NASS
O Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (NASS) se configura como um projeto pioneiro dentre as secretarias de Assistência Social do RN. Tem como objetivo trabalhar a humanização nas relações de trabalho e pensar as questões emocionais dos servidores.
Os psicólogos do NASS afirmam que já tiveram inúmeros casos que puderam contribuir ajudando os servidores, oferecendo um acolhimento e uma escuta psicológica, de forma ética, para que o servidor possa falar o que ele quiser, numa sala reservada, sempre mantendo o sigilo nesse acolhimento. Além disso, é oferecido escutas grupais, atividades in loco nas diversas instituições ligadas à secretaria para poder trabalhar cada vez mais esse processo da humanização nas relações.
O NASS atende semanalmente, no horário das 8h às 14h, na sede da Semtas. Os atendimentos são feitos numa sala reservada, por psicólogos que têm experiência clínica para acolher e escutar o servidor e em seguida fazer os devidos encaminhamentos para rede de saúde, seja para clínicas e escolas de psicologia ou para algum serviço necessário para aquela demanda que o servidor buscou. O atendimento é feito ao servidor, independente de vinculação, ou seja, atende-se estagiário, contratado ou concursado.