Mais uma edição do projeto “Sábado no Parque” foi realizada no último dia 08, no Parque das Dunas Jornalista Luiz Maria Alves (Bosque dos Namorados). A atividade coordenada pelo Setor de Cultura, Eventos e Desportos da Secretaria Municipal de Educação de Natal reuniu os estudantes com deficiência da Escola Municipal Professor Luiz Maranhão Filho, localizada no bairro Cidade Nova.
O projeto com o tema “Inclusão não é sobre abolir as diferenças, é sobre aceitá-las, valorizá-las e sobretudo, respeitá-las”, desenvolve ações pedagógicas com práticas de lazer e educação física para estudantes com deficiência da Rede Municipal. A atividade conta com a parceria do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN).
“O objetivo principal é contemplar os estudantes com deficiência da Rede Municipal, realizando um dia diferente, com atividades voltadas para estas crianças e jovens, por meio de atividades físicas que contribuam para o seu desenvolvimento e interação social”, ressaltou o chefe do Setor de Cultura, Eventos e Desportos, José Wamberg da S. Jerônimo Leite.
Já o coordenador do Curso de Educação Física, da UNI-RN, professor José Mapurunga, falou sobre o trabalho desenvolvido com as crianças. “Estamos dando oportunidade para as crianças interagirem fora do ambiente escolar, onde elas realizaram atividades físicas e psicomotoras, juntamente com os professores e os seus pais”, reforçou o professor. Os estudantes também conheceram o museu do parque.
Para a mãe de João Vitor Melo de Sena, 12 anos, aluno do 6° ano do Ensino Fundamental, Francisca das Chagas Silva de Melo, comentou que é uma atividade bastante interessante para as crianças. “O projeto é muito interativo e ajuda no desenvolvimento do meu filho. João Vitor ficou bastante ansioso por esse passeio, não parava de falar. A aula passeio foi muito boa não só para eles, mas para todos nós também que participamos”.
A gestora pedagógica da escola, Marilene Lima da Guia Duarte, ressaltou que é um projeto de extrema importância e relevante para a Rede Municipal. “É uma forma de inclusão dos alunos, onde eles puderam sair do contexto escolar e conheceram outros ambientes, como o Parque das Dunas, que é um local muito atrativo com ambientação natural, além dessa interação que eles estão tendo entre eles, e fora que alguns estão conhecendo o parque pela primeira vez”, finalizou a diretora.