Semtas presta assistência às famílias da Via Sul

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social  (Semtas), por intermédio do Plantão Social, irá acompanhar nesta terça-feira (20), a remoção de 15 famílias da Favela Via Sul, localizada no Parque das Colinas, Candelária. A remoção é uma determinação do juiz Luiz Alberto Dantas Filho, da 5ª Vara da Fazenda Pública de Natal, que pede a retirada dos invasores do terreno público.

O trabalho de retirada será realizado em ação conjunta entre Semtas, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo – Semurb, Oficiais de Justiça e Policiais. “A Semtas irá ao local no dia da ação para prestar apoio assistêncial e técnico às famílias. Vamos também ajudar no transporte e encaminhá-los aos benefícios de programas sociais como o Bolsa Família”, afirma Lucilla Lima, Coordenadora do Plantão Social.

As famílias da Favela Via Sul foram notificadas a deixaram o local por se tratar de área de proteção ambiental. As famílias também serão convencidas pela equipe do Plantão Social a retornarem às casas que já receberam da Secretaria Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe), em outubro de 2009.

“Constatamos que a maioria das famílias que estão nesta favela já foram beneficiadas com as casas da Seharpe. Alguns venderam as casas e retornaram para a Via Sul; outros venderam e compraram casas mais baratas, mas ainda assim retornaram para a Via Sul. São vários os casos e precisamos analisa-los isoladamente”, conta Lucilla Lima. A equipe técnica do Programa Plantão Social realizou visitas técnicas à Favela Via Sul nos dias 12 e 13 de julho.

De acordo com a coordenação do Plantão Social/Semtas, as famílias que retornaram para a favela estão em situação de risco e vulnerabilidade social. “São carroceiros que vivem apenas da coleta de lixo. Estaremos presentes nesse momento para prestar toda a assistência social necessária”, afirma Lucilla Lima.