Zoonoses faz desratização em Nazaré

Para controlar a população de roedores em áreas de infestação, a Secretaria Municipal de Saúde por meio do Centro de Controle de Zoonose (CCZ) realiza desratização no bairro de Nazaré, Distrito Sanitário Oeste.

A equipe composta por agentes de endemias e comunitários visitou 1.758 imóveis e terrenos baldios do bairro, desenvolvendo ações de combate aos roedores com aplicação de rodenticidas (venenos) em locais de indícios de infestação, supervisionados pela equipe técnica do CCZ.

Os técnicos do Programa de Educação e Comunicação em Saúde do CCZ também desenvolvem ações educativas nas escolas, centros comunitários e unidades de saúde do bairro, dando orientações sobre medidas de cuidados e prevenção de infestação desses animais.

A desratização é feita em três etapas: a iscagem que foi relaizada no último dia 15 de julho, onde foram colocadas iscas para os roedores; reiscagem, que será feita no dia 22 de julho, onde a equipe retorna para avaliação e aplicação de rodenticidas se necessário, e o mutirão de limpeza, que faz a retirada de entulhos e podas de árvores da área. Essa etapa acontecerá no dia 29 de julho, e será de responsabilidade da Urbana.

“Para essa ação o ponto de apoio será na Unidade de Saúde de Nazaré. O CCZ espera atingir o maior número de domicílios e terrenos baldios para controlar de forma eficaz a infestação de roedores, diminuindo os riscos à saúde da população”, destacou o coordenador do CCZ, Laécio Oliveira.