Prefeitura entrega kits a alunos com baixa visão

Crédito da imagem: Frankie Marcone

A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, entregou na tarde desta sexta-feira (16) kits de estudos a alunos com baixa visão. A solenidade ocorreu na Escola Municipal Teresinha Paulino, no Parque dos Coqueiros. “A nossa gestão já trabalha na Caravana da Saúde Escolar com exames, para saber se os estudantes têm problema de visão, e a entrega desses kits é mais uma forma de fomentar a inclusão pedagógica de todos os alunos”, disse a chefe do Executivo.

O secretário Municipal de Educação, Edivan Martins, declarou que a entrega do material aos estudantes com “baixa visão” é mais uma forma de combater a evasão escolar, garantindo a todos os alunos as condições de acompanhar os estudos. “Este é um programa de alto alcance social”, declarou o titular da SME.

Durante a solenidade, ocorreram apresentações de dança, teatro e karatê com a participação de crianças e adolescentes com baixa visão. Cada kit a ser distribuído inclui bolsa de lona, três cadernos com pauta medindo 1,5 cm, uma lupa, três canetas compactor de marca Neo-Pen, três lápis grafites e uma prancha de madeira. O material é fruto de uma parceria da Prefeitura do Natal com a Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação e Cultura.

Ao todo, serão beneficiados 61 alunos da rede municipal, distribuídos em escolas e Cmeis e compreendendo desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo com o uso do material é subsidiar o processo de aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais, em decorrência de algum tipo de deficiência visual.

Baixa Visão

A definição “baixa visão” também conhecida como ambliopia, visão subnormal, ou visão residual, é complexa devido à variedade e à intensidade de comprometimentos das funções visuais. Englobam desde a simples percepção de luz até a redução da acuidade visual que interferem, ou limitam a execução de tarefas e o desempenho geral de suas atividades.

Uma pessoa com baixa visão apresenta grande oscilação de sua condição visual, de acordo com o seu estado emocional, as circunstâncias e a posição em que se encontra, dependendo das condições de iluminação natural ou artificial.

Em 2009, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) divulgou que 30% das crianças em idade escolar apresentavam problemas de refração no Brasil, o que equivale a dizer que oito milhões de estudantes entre sete e 14 anos de idade passam por dificuldades visuais para aprender.