Durante toda esta segunda-feira (25), professores de Artes participaram de uma formação online com o tema “Respirar: arte, saúde e educação”. A atividade integra o processo de formação continuada dos professores de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Natal e a palestra foi conduzida pela professora convidada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a doutora Karenine Porpino, que integra o Grupo de Pesquisa Estesia. Participaram da formação 50 professores da disciplina de Artes.
A assessora pedagógica do Departamento de Ensino Fundamental, Adeilza Gomes apresentou a formação como uma oportunidade para conhecer a abordagem da saúde e educação. “O cuidado de nós mesmos, também está colaborando com o outro, com o nosso mundo, com nossa convivência e a nossa profissão docente. É relevante também para uma formação continuada de professoras, em qualquer área, essa nossa atenção para o cuidado com a saúde”, afirmou.
A professora doutora Karenine Porpino é professora titular aposentada da UFRN onde continua atuando como professora voluntária num programa de pós-graduação em Artes e como pesquisadora do Grupo Estesia. Ela destacou que trabalha com o conceito de atenção, através de pessoas que tinham uma relação direta com práticas contemplativas como ioga, tai chi chuan, meditação e outras práticas, compartilhando essas experiências através de conexões entre arte, saúde e educação.
“Eu não sei como separar assim muito o que eu faço da arte, saúde, educação, então, o meu pensamento sempre transita assim por essas três referências. Porque vivemos nesse mundo acelerado da atenção e uma atenção que se desloca de um lado para o outro, a atividade cognitiva do organismo é determinada pelo imóvel a partir do qual ele experimenta situações vividas e expressas situações e não pelas informações captadas,” explicou Porpino.
Ela citou ainda que esse termo de atenção tem sido usado na psicologia e na relação com a escola, que é uma atenção que se coloca como uma captação de informação do contexto de pensar numa aula levando em consideração o professor. “O aluno é levado a ficar atento a falar do professor, mas ele não é levado a ficar atento a ele mesmo, quando ele está compartilhando conhecimento com o professor. É uma atenção que está nessa relação entre o interior e o exterior e não somente voltada a uma captação de informação do ambiente,” reforçou.
Durante a formação, os professores participantes vivenciaram atividades práticas como observar o trajeto do olhar no espaço que ocupavam e os objetos em volta, fechar os olhos, priorizar os sons do ambiente, colocar as mãos em concha sobre os olhos e massagear o rosto com vários movimentos. Além de exercícios de respiração e movimentos com música ambiente. A intenção é que os professores possam trabalhar os novos conhecimentos com os estudantes durante as atividades letivas.