Pró-Transporte: Prefeitura inicia projeto de paisagismo

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), iniciará nesta quinta-feira (15), a execução do projeto de paisagismo e urbanização das avenidas que fazem parte do Pró-Transporte. Com aplicação de R$ 72 milhões, o projeto já em execução prevê a duplicação e readequação de corredores de trânsito, construção de viadutos e passarelas sobre a linha férrea, melhoramento de estações de trem, abrigos de ônibus e do sistema de integração do transporte coletivo e ferroviário da zona norte da cidade

O projeto de paisagismo e urbanização para viabilizar a construção das vias nesta primeira etapa inclui a supressão de 50 árvores nas avenidas Rio Doce e Tocantínea, nas proximidades da área onde será construído o viaduto que dará acesso à Ponte de Todos Newton Navarro, na zona Norte de Natal. Após essa fase, já será iniciado imediatamente o trabalho para readequação do paisagismo e plantio de novas árvores no local, seguindo o que determina o projeto.

O licenciamento expedido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) autoriza a supressão das árvores, de acordo com os projetos e estudos apresentados no processo. Como forma de compensação, serão definidas áreas na capital para plantio de mudas e o próprio complexo viário ganhará um projeto paisagístico que se adeque às vias que serão construídas.

O secretário municipal de Serviços Urbanos, João Bastos, ressalta que Natal é a capital que está mais avançada nas obras do Pró-Transporte e o projeto original, que segue modelo nacional padronizado, não pode ser alterado. Qualquer mudança significaria a perda dos recursos. “A supressão das árvores ocorrerá dentro do previsto no projeto inicial, sem maiores prejuízos ao meio ambiente”, complementa o secretário.

Como forma de dirimir os impactos ambientais, a empreiteira responsável pela obra realizou um estudo de topologia para avaliar e indicar com exatidão as árvores que devem ser suprimidas.

Pró-Transporte

O projeto prevê a duplicação das avenidas Moema Tinoco, Tocantínea e Rio Doce, melhoramento nas avenidas João Medeiros Filho e Tomás Landim, implantação de viadutos sobre linhas férreas nas imediações da Avenida João Medeiros Filho e das Fronteiras, além de passarelas em áreas próximas das estações ferroviárias e melhorias no sistema de integração do transporte rodoviário e ferroviário.Trata-se de uma intervenção que vai complementar a obra da ponte Forte-Redinha e suprir a demanda que surgirá com a construção do aeroporto de São Gonçalo do Amarante.