Kit para alunos com baixa visão serão entregues na sexta-feira

Mais de sessenta alunos da rede municipal de ensino serão beneficiados no próximo dia 16 de julho, com um material para estudantes com necessidades educacionais em decorrência de uma deficiência visual. A prefeita Micarla de Sousa vai entregar às 15 horas na Escola Municipal Terezinha Paulino, um “kit” para alunos de baixa visão, composto de uma bolsa de lona, três cadernos com pauta medindo 1,5 cm, uma lupa, três canetas compactor de marca Neo-Pen, três lápis grafite e uma prancha de madeira.

O material que caracteriza recursos “Não-Ópticos” é resultado de uma parceria com o Ministério da Educação e Cultura – Secretaria de Educação Especial. Segundo a assessora técnica da equipe de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (SME), professora Maria José dos Santos, o objetivo do uso do material é subsidiar o processo de aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais, em decorrência de algum tipo de deficiência visual e que estão matriculados na rede municipal de educação da capital. Dos 44 alunos que serão beneficiados, 19 já apresentaram laudo médico.

Baixa Visão

A definição “baixa visão” também conhecida como ambliopia, visão subnormal ou visão residual, é complexa devido à variedade e à intensidade de comprometimentos das funções visuais. Englobam a simples percepção de luz até a redução da acuidade visual que interferem ou limitam a execução de tarefas e o desempenho geral de suas atividades.

Em muitos casos, observa-se o nistagmo, movimento rápido e involuntário dos olhos, causando uma redução da acuidade visual e fadiga durante a leitura. Essa deficiência se verifica, por exemplo, no albinismo, que é a falta de pigmentação congênita que afeta os olhos e limita a capacidade visual.

Uma pessoa com baixa visão apresenta grande oscilação de sua condição visual de acordo com o seu estado emocional, as circunstâncias e a posição em que se encontra, dependendo das condições de iluminação natural ou artificial.