Cesta básica registra aumento na primeira semana de julho

De acordo com a pesquisa de preços da cesta básica realizada em Natal pelo Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/Natal) nos supermercados e hipermercados da cidade, houve um aumento de 0,88% na primeira semana de julho, em relação à última semana de junho. Nas quatro semanas anteriores a variação foi negativa, com a queda de 0,82% nos preços.

O custo médio da cesta básica para consumo mensal de uma família de seis pessoas – quatro adultos e duas crianças – ficou em R$ 340,98. A pesquisa do Procon Municipal é feita junto a seis supermercados e seis hipermercados da capital, incluindo 40 itens básicos de alimentação e limpeza, dos quais 20 subiram de preço esta semana e 20 sofreram redução.

O Procon Natal está vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social da Prefeitura Municipal do Natal (Semdes) e realiza semanalmente a pesquisa sobre cesta básica. Os números completos sobre os 40 itens pesquisados em seis supermercados e seis hipermercados estão disponíveis na sede do órgão, na Central do Cidadão do Praia Shopping, ou no site www.natal.rn.gov.br/procon