São João de Natal retorna com sucesso de público, apoio a artistas locais e quadrilhas juninas

Foto: Joana Lima / Redação: Secom

Para marcar as celebrações do São João, a maior festa popular do Nordeste, depois de dois anos sem ser realizada em virtude da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Natal trouxe de volta uma programação diversificada que privilegiou os artistas locais. O evento chegou ao fim neste domingo (26) em grande estilo e com muita tranquilidade, sem nenhum registro de transtornos e levando à área externa da Arena das Dunas uma multidão que acompanhou os shows da cantora Deusa do Forró, da dupla Hugo e Heitor e da banda Circuito Musical. Além disso, as quadrilhas juninas campeãs do festival fizeram suas últimas apresentações.

“O São João de Natal promovido pela Prefeitura foi um grande sucesso. Sentíamos que a população estava com saudades e precisava voltar a festejar essa manifestação tão genuína do povo nordestino. Decidimos apostar na valorização do artista local, aliás, isso é algo que fazemos desde o início da nossa gestão, mas nesta edição do São João privilegiamos completamente a classe artística da cidade, que sofreu tanto ao longo desse período pandêmico. Foi uma decisão acertada. O natalense celebrou de forma efusiva, participou da abertura que fizemos na Cidade Alta, depois também compareceu aos eventos ocorridos na Árvore de Mirassol e foi em peso para o polo da Arena das Dunas. Disponibilizamos uma estrutura de alto nível, segura e observamos a aprovação do público com a numerosa presença de natalenses e turistas. Estamos muito felizes com o resultado”, destacou o prefeito Álvaro Dias, ao acompanhar de perto o último dia da festa.

Outro aspecto importante derivado do retorno da realização do São João foi o aquecimento da economia local, gerando emprego, renda e oportunidades em diversos segmentos. A prova disso foi o sucesso do Festival Gastronômico Junino "Comidas de rua e típicas", que também fez parte da programação na Arena das Dunas. Foram mais de 20 opções à disposição do público, entre restaurantes, bares, lanchonetes e estabelecimentos dos mais diversos tipos.

Os representantes dos restaurantes registraram sua satisfação com o evento, segundo o coordenador do festival, Wald Faraj. “Nosso festival teve um ótimo retorno, com o público lotando o evento e nossos parceiros vendendo muito bem. Na sexta, sábado e domingo, dias de maior movimento, tivemos estabelecimentos que trabalharam com porções extras ou até mesmo encerraram suas operações antes dos términos dos shows, porque não tinham mais produtos, em virtude da alta demanda e do volume comercializado. Isso é muito importante nesse momento de retomada da economia. Nosso segmento também sofreu muito nesse período difícil e agora estamos começando a respirar. Iniciativas como a Prefeitura ao realizar o São João de Natal contribuem bastante para que a gente retome o caminho do crescimento”, relata Faraj.

O prefeito Álvaro Dias reitera a política da gestão municipal em manter os investimentos em cultura. “Os números comprovam que a cada R$ 1,00 investido pelo poder público em arte e cultura, outros R$ 13,00 retornam aos cofres públicos. A porta de saída dessa crise passa muito pelo apoio e incentivo aos grandes eventos e pela valorização da produção artística local. Por isso, vamos continuar apoiando, valorizando e fomentando o setor. A cultura é uma área estratégica para nós e uma prioridade da nossa gestão”, antecipa.

Incentivo financeiro

Outra característica importante da edição 2022 do São João de Natal foi o aporte financeiro voltado ao segmento junino, num investimento total da Prefeitura de R$ 517 mil para atender arraiás de rua e quadrilhas juninas, por meio de dois editais públicos. Foram apoiados grupos tradicionais de Natal e da Grande Natal. Os arraiás de rua nos bairros também tiveram seu espaço e foram contemplados. Os selecionados receberam R$ 5 mil de apoio financeiro para poder realizar os festejos em cada comunidade.

“Natal possui essa tradição muito forte de arraiás de rua. Cada bairro realiza o seu evento, integrando a população e também gerando oportunidade dos pequenos negócios das comunidades. Essa característica estava um pouco adormecida na nossa cidade, mas, mostrando muita sensibilidade e atendendo ao apelo da população, a gestão do prefeito Álvaro Dias voltou a apoiar fortemente esse segmento. Ao longo de todo o mês de junho e chegando até julho, teremos um calendário repleto de arráias”, informa o secretário municipal de Cultura, Dácio Galvão.

Maior premiação

O Festival de Quadrilhas foi um show à parte na programação do São João de Natal. Lotado durante todos os dias de apresentação, o pavilhão de apresentações pulsou de alegria, emoção e disposição a cada quadrilha junina que entrava no local. Cada quadrilha, com seu estilo e suas especificidades levantou o público presente em um show de muito talento, brilho e magia.

As grandes campeãs do 31º Festival de Quadrilhas Juninas de Natal foram definidas. Eram dois grupos em disputa: o Grupo RN e o Grupo Grande Natal. No Grupo RN, na categoria estilizada, a quadrilha Brejo de Ouro (Brejinho/RN) ficou com o título. Entre as tradicionais, a campeã foi a Junina Sertão. Já no Grupo da Grande Natal, na categoria estilizada, a Balão Dourado foi a grande vencedora. A edição deste ano distribuiu a maior premiação da história.

“Gostaria de parabenizar todos os componentes das quadrilhas juninas que se apresentaram ao longo do nosso festival. Reforço o compromisso de seguir apoiando o segmento junino. Este ano já garantimos o maior apoio oferecido ao festival de quadrilhas juninas na história da cidade. Precisamos valorizar e fomentar essa genuína manifestação cultural do Nordeste”, reafirma o prefeito Álvaro Dias.