Estudantes da Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação participam do Planta Natal

Foto: Manoel Barbosa/SME

Na programação da Semana do Meio Ambiente, os estudantes da Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação, participaram na manhã desta quinta-feira (09) de mais uma etapa do Projeto Planta Natal, executado pela Prefeitura do Natal e que tem como propósito realizar o plantio de 20 mil árvores nativas em todo território natalense. A ação iniciada em 2019 já realizou o plantio de mais de 10 mil árvores. A Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação está localizada na zona Norte.

Durante o processo de plantio, houve uma interação com os estudantes, onde a coordenadora do projeto e secretária executiva da Prefeitura de Natal, Danielle Mafra, explicou para as crianças a importância de se plantar e o zelo que elas devem ter com o meio ambiente. Logo após, os alunos participaram ativamente do processo de semear as mudas. Pintando os tutores e colocando as mudas nos berços.

Danielle Mafra comentou sobre a finalidade do programa e quais as expectativas com o plantio das 11 mudas na Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação. “O Planta Natal se trata de um projeto de arborização em Natal, e mais importante do que plantar árvores, é sensibilizar as pessoas sobre a importância de árvores no meio urbano. A contribuição que essas árvores vão dar para a escola, além do embelezamento, é o próprio conforto térmico dos ambientes e a interação das crianças com o meio ambiente” explicou Mafra.

Ademais, Danielle contou sobre quais espécies de plantas foram semeadas. “Aqui são todas árvores nativas de médio e grande porte. Temos Ipês, Craibeiras, Tamarindo e Trapiá”. Quem também comentou sobre as plantas semeadas foi a aluna Lívia da Silva Santos, que tem 10 anos e contou sobre sua animação com o momento. “Eu amo plantas e flores, estou feliz com isso que está acontecendo na escola” disse Lívia da Silva. Outra aluna que relatou sua experiência com as plantações foi Raissa Pietro da Silva. “Achei elas muito bonitas” contaram as alunas da Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação.

Representando a SME-Natal, o secretário adjunto de Administração Geral, Aldo Fernandes de Souza Neto disse que além do momento educativo, trazer essa prática do plantio é fundamental para proporcionar um ambiente escolar mais saudável. “Mais árvores, mais sombras e um filtro de oxigênio melhor. O município de Natal está trazendo através desse programa um momento telúrico com as crianças. Ensinando-as a prática do plantio e a sua importância. Sem sombra de dúvidas esses ensinamentos são importantes para as crianças seguirem nessa linha de raciocínio e entenderem a importância do meio ambiente” relatou Fernandes.

A Diretora do Departamento de Ensino Fundamental (DEF) da Secretaria Municipal de Educação (SME), Noélia Barbosa participou do momento e afirmou que a ação possui vários desdobramentos benéficos no ambiente escolar. “Além da importância desse cuidado com o meio ambiente, ações como essa também possuem funcionalidade pedagógica, a partir dessas plantas que foram cultivadas e as que já existiam na escola, são ensinados muitos conceitos ecológicos para os alunos", pontuou a diretora do DEF.

O diretor administrativo da Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação, Edson Crézio Lopes Barbosa, comentou sobre as expectativas quanto ao recebimento das 11 plantas no ambiente escolar. “Essas árvores são importantes principalmente por despertar a consciência ecológica nas crianças. É uma ação que promove um despertar de observação para os estudantes”, comentou Barbosa.