SMS/Natal lança manual de procedimentos operacionais de enfermagem

Arte: SMS

O Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) elaborou um Manual de Procedimento Operacional Padrão (POP) do serviço de Enfermagem, com objetivo de instituir a padronização dos procedimentos de enfermagem na atenção primária de saúde (APS) do município de Natal, direcionado aos serviços de saúde da capital. O documento foi lançado na manhã desta quarta-feira (08) no auditório da SMS/Natal. Para fazer o download, basta ir ao endereço eletrônico natal.rn.gov.br/sms na aba documentos.

A ferramenta contém métodos e técnicas direcionadas à assistência direta ao paciente no âmbito da APS, com a finalidade de padronizar as condutas de processo de trabalho da saúde, de modo a qualificar a assistência de enfermagem. "Para a elaboração dos protocolos foi instituída uma comissão interna, formada por enfermeiros da rede assistencial, como forma de garantir que os documentos estejam de acordo com a realidade e necessidade dos serviços", comenta o Secretário de Saúde George Antunes.

O POP da Enfermagem na APS aborda 21 procedimentos diferentes, tais como: higienização das mãos, aferição de sinais vitais, aplicação de vacinas, testagens rápidas, coleta de exames, acidentes de trabalho, esterilização e curativos. Sua criação foi instituída pela Portaria nº 158/2021-GS/SMS, de 05 de outubro de 2021.