Natal realiza Semana de Luta Antimanicomial de 16 a 20 de maio

Arte: SMS

O dia 18 de maio é considerado o Dia Nacional de Luta Antimanicomial. A data ressalta a luta pelos direitos das pessoas em sofrimento mental, e destaca também, o combate ao preconceito de isolar os pacientes que possuem esse adoecimento psíquico. Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal), através do setor de Saúde Mental, realiza a Semana de Luta Antimanicomial entre 16 e 20 de maio com várias ações.

O Centro de Convivência e Cultura (Cecco) de Natal, ligado ao setor de saúde mental SMS/Natal que atua oferecendo serviços de educação e cultura para a população natalense, desenvolveu uma programação de segunda (16) a sexta (20). O início das atividades acontece às 08h, sempre em uma praça do município, com oficinas, dinâmicas, sarau de poesia, atividades e aulas em grupo.

"Esse dia de luta antimanicomial, anualmente, visa reafirmar o compromisso social e de políticas públicas no cuidado integral em liberdade de portadores de transtornos mentais e seus familiares. Dar visibilidade, acolher, ouvir e respeitar o sofrimento psíquico do outro é um compromisso assumido diariamente pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) em Natal", afirma o coordenador de Saúde Mental de Natal, Luís Fernando Pires.

O movimento da luta antimanicomial teve início no final da década de 1970, com a intenção de substituir o tratamento centrado em internações em hospitais psiquiátricos, modelo adotado no país na época. A partir daí a discussão foi ganhando mais força entre os profissionais de saúde mental e familiares dos usuários que, em 18 de maio de 1987, realizaram um encontro para discutir a necessidade de reforma psiquiátrica, e que estabeleceu a data como o dia de luta antimanicomial no país.

16/05 - 08:00h
Sarau de Poesia
Praça 7 de setembro (em frente a Pinacoteca, do lado da Assembleia Legislativa)
Endereço: R. Dom Pedro I, Cidade Alta, Natal - RN

17/05 - 08:00h
Oficina de percussão  e Dança Criativa
Praça dos Gatos (em frente ao Hospital Memorial São Francisco)
Endereço: Av. Gov. Juvenal Lamartine. Tirol, Natal - RN

18/05 - 08:00h
Cortejo batucado pelo beco da lama até a praça do estudante (em frente ao sesc);
Endereço: Av. Rio Branco, Cidade Alta, Natal - RN
Concentração na parada da C&A em direção ao Beco da Lama

19/05 - 08:00h
Aulão de zumba e roda de capoeira