A população dos bairros da Zona Norte vai passar a ter comodidade nos serviços do Cadastro Único, em um ambiente mais amplo e confortável. A perspectiva é de que cerca de 120 pessoas sejam atendidas por dia, no horário das 8h às 17h.
A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), entrega nesta sexta-feira (25), às 10h, a nova sede da unidade II do Cadastro Único. O equipamento funcionava no bairro de Igapó e passará para a área de Lazer do Panatis, na Avenida João Medeiros Filho.
Na unidade haverá 45 servidores disponíveis para o atendimento que vai desde a inserção no Cadastro Único, atualização de dados, consulta de benefícios sociais, emissão de folha de resumo, até o esclarecimento de dúvidas.
O titular da Semtas, Adjuto Dias, comemora a mudança e diz que o novo espaço irá permitir um atendimento cada vez mais humanizado, garantindo mais dignidade às pessoas em situação de vulnerabilidade, fragilizadas pelas dificuldades econômicas que a pandemia tem imposto, e que, por isso tem procurando as unidades do município para serem inseridas nos programas sociais. “O Cadastro é o principal instrumento para a inclusão de famílias de baixa renda, a porta de entrada em programas sociais dos órgãos municipais, estaduais e federais. No novo local, a população terá mais comodidade no atendimento e os servidores terão um espaço mais adequado para realizar os atendimentos”.
De acordo com Andreia Melo, coordenadora do Cadastro Único, a nova unidade proporcionará aos usuários, maior conforto e melhor acessibilidade. “Agora dispomos de um local com melhor acessibilidade e mais amplo para atender a demanda. Essa é a prioridade da Prefeitura e da Semtas: buscar oferecer o melhor atendimento aos usuários, com qualificação e de forma mais humanizada”, destacou.
Cadúnico
O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Tais dados são utilizados pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria de vida dessas famílias. A cidade do Natal possui cerca de 100 mil famílias incluídas no Cadastro Único e mais de 60 mil são beneficiadas pelo auxílio Brasil.
As famílias de baixa renda que ganham até meio salário-mínimo por pessoa ou até três salários-mínimos de renda mensal total podem se inscrever para receber benefícios, como explica a coordenadora do Cadastro Único/Auxílio Brasil, Andreia Melo. “A inscrição no Cadastro Único é o primeiro passo para a inclusão no Programa Auxílio Brasil e demais Programas Sociais”, finalizou a coordenadora.