O Centro Municipal de Educação Infantil Professora Maria Cleonice Alves Pontes recebeu nesta terça-feira (22), as assessoras pedagógicas do Departamento de Atenção ao Educando (DAE), que ministraram palestra do Programa Justiça e Escola, sobre a importância de estabelecer um ambiente escolar virtuoso, como forma de melhorar o convívio escolar. As oficinas nas instituições utilizam a metodologia “O Caráter Conta”, para a educação em valores humanos.
A palestra contou com dinâmicas entre os educadores infantis e gestores do CMEI. Mapas mentais, slides ilustrativos e interações cujo objetivo é dialogar com os educadores sobre a importância de se ter uma postura positiva e virtuosa em seu ambiente social e de trabalho. Ao todo, a mensagem se fundamenta em seis pilares, sendo a sinceridade, respeito, responsabilidade, senso de justiça, zelo e cidadania.
Para a assessora pedagógica do DAE, Maria Edvânia de Moraes, a palestra tem o poder de transformar as instituições positivamente, criando uma cultura de paz que favorece o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. “Trazemos essa mensagem do Caráter Conta em conjunção as discussões pedagógicas e curriculares que estão sendo feitas na Rede. Essas questões juntas, favorecem o convívio dos funcionários e por consequência a qualidade do ensino. Possibilita inúmeras atividades que colaboram com o desenvolvimento das crianças em todos os aspectos”, comentou a assessora.
Os educadores infantis participaram de maneira ativa, contemplando uma troca de experiências e reflexões que exercem a mensagem proposta. A educadora infantil, Elinda Cleide Medeiros, relatou que iniciar o ano com a formação é muito importante para o professor e para o fazer pedagógico. “A criança precisa ter como base o caráter para se socializar, para interagir como pessoa, como individuo, para fazer a diferença no meio em que ela vive. Essa palestra é de suma importância, pois agrega tanto na formação do profissional como das crianças”, disse Elinda Medeiros.
A gestora administrativa Joyce Gleyce Santos, do CMEI Professora Maria Cleonice Alves Pontes, também comentou sobre a vivência. “O projeto do caráter conta é um projeto já antigo na nossa Rede. E agora resolvemos trazer para o CMEI, para fazer com que os professores pudessem conhecer e trabalhar com nossas crianças. Questões de valores do dia a dia, como diz todos os pilares. A criança sabe o que é justiça, ela sabe do jeito dela e resolvemos trazer como uma proposta para trabalharmos nestes três trimestres do ano de 2022”, finalizou a diretora.
Durante esta semana as assessoras do DAE-SME estão apresentando a metodologia do Caráter Conta nas seguintes unidades de ensino: CMEI Nossa Senhora de Lourdes, Escola Municipal Antônio Campos, CMEI Nossa Senhora de Fátima e CMEI Terezinha Linhares Paulino.