A Secretaria Municipal de Educação de Natal realizou nesta segunda-feira a Jornada de Educação das Unidades de Ensino de Natal (Jenat) do ano de 2022, com o tema “O fazer docente em diferentes contextos de interação”. A abertura da XXII Jenat foi transmitida de forma online através do YouTube e até o final da tarde desta segunda-feira (21), o vídeo de abertura já contabilizava 3.518 visualizações. O objetivo do evento é congregar profissionais de educação e de áreas afins, discutindo temáticas pertinentes ao cenário educacional atual, com vistas a ampliar e aprofundar as possibilidades educacionais nas 146 unidades de ensino da Prefeitura do Natal.

Abrindo a Jornada, o Coral Municipal Sons da Terra, regido por Rosângela Albuquerque, realizou a apresentação com a música “Ai que Saudade D’ocê”, composta por Vital Farias. Em seguida, a titular da SME-Natal, professora Cristina Diniz falou da escolha do tema da Jornada. “Estamos iniciando hoje a vigésima segunda Jenat das 74 unidades de ensino infantil e 72 escolas municipais da nossa rede. A temática do fazer docente vem discutir a multiplicidade do professor, as alternativas e estratégias utilizadas para fazer com que o conhecimento e a aprendizagem cheguem até o aluno, talvez a questão da pandemia, fez com que esse tema fosse pensado e escolhido para fazer parte dessa primeira etapa da XXII Jenat”, ressaltou a professora Cristina Diniz.

Também participando da programação, a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, professora Naire Jane Capistrano, declarou ser um prazer enorme estar com todos que fazem a Educação de Natal, mesmo que conectados de forma virtual. “A Jenat do ano letivo de 2022 é a segunda a acontecer totalmente online. A nossa primeira Jornada, ano passado, teve mais de cinco mil acessos, se tornando um sucesso. Esperamos que este ano esses números se repitam”, afirmou Capistrano.  

A primeira palestra da XXII Jenat foi ministrada pelo professor doutor Miguel Ángel Zabalza Beraza, da Universidade de Santiago de Compostela, com o tema “Ser professor(a) do século XXI: os novos desafios da profissão docente”. Um dos assuntos abordados por Miguel Beraza foi a pandemia da Covid-19. “Do jeito que as coisas aconteceram, a crise da saúde foi um terremoto que destruiu muitos de nossos valores e hábitos. Atingiu o “ponto sistêmico” de nossa organização social: a saúde. E isso fez com que suas consequências se expandissem para todas as áreas da vida”.  Miguel Beraza também abordou assuntos como: o que é educar? Qual é o papel da escola na sociedade atual, a escola como contexto de vida, a importância dos professores, evolução da formação dos professores, entre outras temáticas.  

“Sempre participo das jornadas e acredito ser de suma importância para nós profissionais da Rede Municipal de Ensino. Esse ano, a Jenat está possibilitando uma provocação para repensarmos a nossa prática docente. Destaco na programação a palestra da professora Telma Ferraz, “Desafios para o ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental: como avaliar e planejar?”. O êxito da prática docente necessita de constante planejamento das nossas ações mediante a realidade e necessidades dos nossos alunos. Bem como a avaliação efetiva e não excludente deles. Foi de grande sensibilidade a escolha de todos os temas”, destacou a professora da Escola Municipal Professor Reginaldo Ferreira Neto, Rhafaella Lima.

Já a gestora pedagógica do CMEI Mailde Ferreira Pinto Galvão, Gildene Ferreira falou sobre a contribuição da jornada para os professores. “A Jenat mais uma vez vem contribuir para o cotidiano escolar com palestras riquíssimas. Experiências com intencionalidades de práticas pedagógicas vivas, onde contemplam os direitos de aprendizagens”.  

Na programação da XXII Jenat ainda foram ministradas as palestras das professoras doutoras Denise Maria de Carvalho Lopes (UFRN) e Telma Ferraz Leal (UFPE). Lembrando que a Jornada 2022 conta com duas etapas. A primeira com conferências ministradas por profissionais com amplo conhecimento sobre a temática proposta e a segunda etapa que acontecerá no mês de julho, dedicada a apresentações de workshops, minicursos e relatos de experiências.