Secretaria de Educação normatiza e-mail institucional para unidades de ensino e professores


Secretaria de Educação normatiza e-mail institucional para unidades de ensino e professores
Foto: Manoel Barbosa/SME

Com o propósito de dinamizar e formalizar a comunicação entre unidades da Rede Municipal de Ensino, diretores, professores, servidores e alunos, a Secretaria Municipal de Educação de Natal normatiza a criação de e-mails institucionais por meio de uma parceria com a plataforma Google for Education. A proposta é favorecer a troca de informações de maneira ágil, direta, segura e garantindo credibilidade aos contatos por meio da imagem institucional. Todas as 146 unidades de ensino e todos os professores e educadores efetivos já dispõem do e-mail institucional.

 

De acordo com a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, professora Noélia Barbosa, a importância é estabelecer canais que facilitem o diálogo entre as unidades de ensino e os diferentes departamentos da SME-Natal. “Essa ação dá continuidade à parceria estabelecida com o Google. Essas contas ou e-mail institucionais permitirão a comunicação mais rápida e eficiente entre os setores da SME-Natal e as unidades de ensino, bem como o estreitamento entre as demandas administrativas e pedagógicas. A SME espera que a partir desta importante conquista, as demandas sejam respondidas mais rapidamente dando maior fluidez ao funcionamento da Rede”.

 

Com o intuito de facilitar o uso dos professores e alunos na plataforma, a Secretaria Municipal de Educação desenvolveu em parceria com o Google o portal sites.google.com/edu.natal.rn.gov.br/guiaprof/início, que explica o passo a passo do uso da plataforma, como por exemplo o acesso ao login, criação de senhas, configuração da plataforma e instalação do classroom em dispositivos móveis. Para criar uma conta padrão os professores irão utilizar o exemplo seguinte: nome.ultimosobrenome@prof.edu.natal.rn.gov.br  com a senha inicial, que é a data de nascimento no padrão DDMMAAAA (23101979 - dia/mês/ano). No caso das unidades de ensino e para a sede, o final do e-mail muda para @edu.natal.rn.gov.br. Os alunos serão informados do formato do seu e-mail posteriormente. 

 

Ao acessar o e-mail institucional, as escolas e CMEI possuem acesso a todos os recursos/ferramentas do Google, como, por exemplo: Google Drive Ilimitado (permite armazenar, com capacidade ilimitada, documentos em 19 tipos de formatos diferentes), Documentos (permite criar e editar documentos em compartilhamento com outras pessoas), Planilhas (permite criar planilhas de dados), Classroom (permite aos docentes e alunos fazerem trabalhos e organizar apresentações de aula e seminários), Agenda (permite organizar uma agenda com lembretes), Formulários (permite criar formulários de pesquisa, enquetes e coleta de dados on-line), Meet (facilita a comunicação por meio de vídeo chamadas e conferências on-line de até 100 pessoas, com tempo ilimitado e compartilhamento no Google Drive).

 

A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Professor Laércio Fernandes Monteiro, Gislei Teresinha Mello Rosa destacou a importância do e-mail institucional. "O objetivo do institucional é a comunicação instantânea da Secretaria Municipal de Educação com toda a rede de docentes, coordenadores e gestores. É uma forma eficiente e segura de comunicação para todos que transitam no mesmo ambiente virtual. Acredito que em pouco tempo os estudantes também irão ter acesso ao ambiente com mensagens direcionadas para cada segmento”.

 

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389