Enconat 2021 encerra programação depois de reunir 58 corais de todo o Brasil e Argentina

Foto: SME/Reprodução

O 27° Encontro de Corais da Cidade do Natal e o 19° Encontro Nacional de Coros em Natal (Enconat), teve o encerramento da programação na noite desta segunda-feira (22), no canal da Prefeitura do Natal no YouTube. A edição virtual planejada para garantir a segurança dos participantes e do público ainda é em decorrência da pandemia da Covid-19. O evento organizado pela Secretaria Municipal de Educação faz parte da programação do Natal em Natal promovido pela Prefeitura do Natal, e até o momento contabilizando quase cinco mil visualizações.

Na programação da 5ª e última noite se apresentaram os corais Coral Antique Córdova Ensamble (Córdoba-ARG), Coral Unicamp Zíper na Boca (Campinas-SP), Coral Estrela D’Alva (Parnamirim-RN), Coral Cantariar (Salvador-BA), Coro Sinfônico de Sergipe (Aracaju-SE), Coral Aquarela (Salvador-BA), Coral 3ª Voz (Natal-RN), Coral Espírita Vozes do Coração (Recife-PE), Coral da UNB (Brasília-DF), Coral Via Voz (Recife-PE), Coral AMBEP- Rio – Cantando a Vida (Rio de Janeiro-RJ), e Coral UNP – Ânima (Natal-RN).

“Ao término de mais um Enconat agradeço a cada coral, seus regentes e coralistas por terem nos brindado com a beleza do seu canto que deu um brilho especial a mostra virtual do ENCONAT 2021. Foram cinco noites de muita emoção e beleza através da harmonia vocal trazida pelos corais representantes das cinco regiões do Brasil, além da participação especial do Antique Córdova Ensamble, da Argentina. Expresso minha gratidão a Prefeitura Municipal do Natal e Secretaria Municipal de Educação, por acreditarem nesse projeto durante seus 27 anos de realização”, disse a coordenadora do evento, a maestrina Rosângela Albuquerque.

“Música é quando alguém dá som aos sentimentos da gente”. A frase da poeta goiana Cora Coralina inspirou toda a construção do Enconat 2021, que contou com releituras de músicas populares, do cancioneiro brasileiro, desde “Começaria Tudo Outra Vez”, do cantor e compositor Gonzaguinha, interpretada ao som do Coral Cantariar, até o clássico “Aquarela do Brasil” de Ary Barroso, do Coral Unicamp Zíper na Boca.

“É uma alegria participar de mais um Enconat. Essa edição virtual é especial, pois tornou-se um importante canal de conexão entre os grupos e o nosso querido público que há muito não víamos. Obrigado Rosângela e as meninas do Sons da Terra, pela iniciativa e pela forma que vem conduzindo esse importante trabalho para a cultura do estado”, disse o regente do Canto Paramirins de Parnamirim-RN.