Final de semana foi de música coral durante o 27º Enconat

Foto: SME/ Reprodução

Um final de semana de muita música coral durante a realização do 27° Encontro de Corais da Cidade do Natal e o 19° Encontro Nacional de Coros em Natal (Enconat), transmitido no canal da Prefeitura do Natal no Youtube. De sexta-feira (19) até domingo (21), se apresentaram 36 corais de várias cidades do Brasil. O Enconat acontece virtualmente como medida de cuidado sanitário em decorrência da Covid-19. O evento tem como anfitrião o Coral Municipal “Sons da Terra”, formado exclusivamente por professoras da Rede Municipal de Ensino.

Na  sexta-feira (19), a programação contou com a apresentação dos seguintes corais: Coral Alguém Cantando (Salvador-BA), Coral Moisés Kawa (Niterói-RJ), Coral Cant’ARTE (Recife-PE), Coral Conexão Brasil (Rio de Janeiro-RJ), Coral do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (João Pessoa-PB), Coral Vozes Amigas (São Paulo-SP), Coral Mix (Fortaleza-CE), Grupo Vocal Molho Inglês (Rio de Janeiro-RJ), Coral Vozes do Sol AFABB (Natal-RN), Coral Canto de Encontro (Salvador-BA), Coral Harmonia (Aracaju-SE) e Associação Coral Peregrinos da Montanha (Nova Veneza-SC).

“Este ano está maravilhoso, os corais se reinventaram a partir da pandemia e estão criando uma nova arte. A realização de encontros desse porte é muito importante, a organização do evento, a professora Rosângela Albuquerque e a Prefeitura do Natal estão de parabéns pela beleza do Enconat”, declarou a coralista Nilza Simões, que se apresentou pelos corais Cant’ARTE de Pernambuco e Conexão Brasil do Rio de Janeiro.

Seguindo a programação, o sábado também foi de alegria e música de qualidade com a apresentação dos Coral Amantes da Música (Niterói-RJ), Coral D’Elas (Campinas-SP), Coral UNI-RN (Natal-RN), Coro Ítalo-Brasileiro (Porto Alegre-RS), Coral Pé na Rua (Rio de Janeiro-RJ), Encanto das Gerais OAB-CAA (Belo Horizonte-MG), Coral da ANASPS Vozes do Potengi (Natal-RN), Canto Paramirins (Parnamirim-RN), Coral AABB (Fortaleza-CE), Coral Atrás da Nota (Rio de Janeiro-RJ), Coral Universitário Unipê (João Pessoa-PB) e Coro Cameria IFES (Vitória-ES).

Com uma apresentação divertida, alegre, consciente, de muito carinho, amor e gratidão, o Coral Amantes da Música, de Niterói (RJ), abriu a 3ª noite da mostra virtual 2021. O vídeo foi gravado no Teatro Municipal de Niterói, sob regência de Fátima Mendonça, com apresentação da música “Se acaso você chegasse”, de Lupicínio Rodrigues e F. Martins. O grupo coral de Niterói é formado por 11 sopranos, oito contraltos, três tenores e três baixos.

Dando continuidade com a programação do ENCONAT 2021, o domingo foi a vez da apresentação dos corais IPICB (Brasília-DF), Coral Vozes das Gerais (Belo Horizonte-MG), Coral TRT 23ª Região (Cuiabá-MT), Coro Feminino Cantares (Brasília-DF), Coral Luz do Sol da UNATI (Natal-RN), Coral Arco (Salvador-BA), Grupo Vocal Coralito (Porto Alegre-RS), Grupo Vocal Arte em Cantoria (João Pessoa-PB), Coral CANTIFS (Aracaju-SE), Coral Vozes do Recife (Recife-PE), Corais Sétima Voz e Vozes da Justiça (Fortaleza-CE) e Madrigal da EMUFRN (Natal-RN).

Neste domingo, uma das apresentações que chamou atenção pela criatividade e na escolha do repertório foi o Vozes das Gerais de Belo Horizonte. O coral mineiro trouxe uma versão pop rock da música “Admirável Clip Novo” da roqueira baiana Pitty.

A coralista e coordenadora da Associação Coral Nossa Música de Recife (PE), Maria do Carmo Ferreira da Silva, tem assistido todas as noites e já esteve no Enconat presencialmente inúmeras vezes. “Agradeço ao Pai Supremo pelos momentos felizes em que se cruzam nossos corais, mesmo através de vídeos. Quero parabenizar do mais profundo do meu coração, a minha amiga regente Rosângela Albuquerque, que está à frente de todo esse trabalho, sempre batalhando em prol do canto coral’.

A edição 2021 do 27° Encontro de Corais da Cidade do Natal e o 19° Encontro Nacional de Coros em Natal (Enconat), termina nesta segunda-feira (22), com a exibição do último grupo de corais às 20 horas.