SMS capacita agentes de endemias para utilização do novo larvicida

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal está capacitando de 24 a 30 de abril,   460 agentes de endemias, no Núcleo de Educação Permanente,  que fica na sede do Samu em Dix -Sept Rosado sobre a utilização do larvicida Diflubenzurom a 25%  em água de consumo humano.

A capacitação ministrada pelo técnico do Programa Municipal de Controle da Dengue, Alessandre Medeiros, consta de apresentação do produto, forma de uso e simulação do larvicida que serão adotados no dia a dia em visitas aos domicílios.

O Diflubenzurom é um larviciada que será utilizado no tratamento da água potável, em caixas d’água que apresentem riscos de criadouros do mosquito  Aedes aegypti, tem a autorização do Ministério da Saúde por ser eficaz e seguro.

A ação do larvicida inibe o crescimento da larva do Aedes aegypti, abortando o seu desenvolvimento para que não passe da fase imatura e chegue à fase adulta.

Por ter a recomendação da Organização Mundial de Saúde o novo produto não oferece riscos à saúde das pessoas. Os resultados de testes em campo e laboratório realizados pela Secretaria de Vigilância em Saúde/ MS indicam que o produto é seguro tanto para a população quanto para o agente aplicador.

O princípio ativo utilizado para a formulação do pó molhável é o caulim (carbonato de cálcio), um dos componentes dos cremes dentais, sabonetes e produtos alimentícios.