SME promove Live de Abertura da formação para pré-candidatos a diretores da Rede Municipal

Professor Walter Pinheiro, da UFRN, foi um dos participantes
Foto: SME

A Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou na noite desta segunda-feira (18), a abertura do curso de formação para pré-candidatos a diretores da Rede Municipal de Ensino de Natal, com a primeira live intitulada “O que espera a comunidade escolar dos novos diretores eleitos?”. O evento foi acompanhado por 517 pessoas e contou com a participação do secretário adjunto de Gestão Escolar, Paulo Barra, do professor doutor Walter Pinheiro, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e representantes dos vários segmentos das unidades de ensino de Natal.

As professoras Márcia Praxedes e Raquel Marinho, assessoras pedagógicas do Setor de Planejamento e Avaliação de Gestão Escolar vinculado ao Departamento de Gestão Escolar, conduziram o evento online e apresentaram a programação completa da formação que será articulada também por 14 assessores pedagógicos do mesmo setor.

O secretário adjunto de Gestão Escolar destacou que o curso de formação marca mais uma vez a simbologia que são as eleições democráticas, uma luta antiga e que Natal é pioneira há mais de trinta anos, realizando eleição direta para a escolha dos diretores das unidades de ensino, sendo cidade pioneira e referência escolar para todos que fazem a Educação. “Dentro desse contexto que possam aos pretensos candidatos que estão se engajando e se colocando à disposição de suas comunidades escolares, possam aproveitar o máximo desse curso e quando assumirem as gestões das suas unidades de ensino, possam experimentar momentos de decisões que deverão ser tomadas e poderão interferir diretamente na vida da comunidade escolar, sobretudo no momento de um amparo que será dado pela Secretaria Municipal de Educação”, enfatizou Paulo Barra.

O professor e coordenador da formação, Walter Pinheiro, contou que será um curso pedagógico que terá duração de 2022 até 2024. “A UFRN preparou esse curso com muito carinho, por um profundo respeito e admiração por cada uma e cada um que está se dispondo a ocupar este lugar, esta função e é a primeira vez que se faz um projeto de longa duração com a Secretaria Municipal de Educação e eu espero que possa render grandes frutos”, afirmou o professor Walter Pinheiro.

Por sua vez, os segmentos representativos da comunidade escolar relataram às expectativas e diretrizes que aguardam com relação às gestões escolares. A professora Janaína Magalhães, da Escola M. Monsenhor José Alves Landim destacou que “a gestão pode orientar professores, coordenar a construção e atualização do projeto político-pedagógico e analisar os resultados da aprendizagem dos estudantes e liderar a elaboração de caminhos e melhoria para garantir espaço de participação da comunidade escolar”. A mãe Jacira Silva que tem filho estudando no CMEI Professora Raquel Maria Filgueira disse que “os novos gestores tenham o objetivo de ser transparente, mantenha um conselho escolar atuante na escola, disponha para a comunidade as informações vindas da Secretaria de Educação que passa pela gestão, gerando uma comunidade escolar e uma equipe que sejam parceiros em um ambiente harmonioso”.

A formação terá atividades nas plataformas do YouTube, Google Meet, Google Sala de Aula e WhatsApp, com a organização pedagógica do curso prevista para uma carga horária de 60 horas com três módulos. As lives serão com foco no Plano de Ação Trienal e com uma palestra sobre Gestão Democrática e no dia 16 de novembro a entrega do resultado final do processo da UFRN para a Secretaria Municipal de Educação.