Escola Municipal Professor Arnaldo Monteiro desenvolve Projeto de Musicalização com Flauta Doce 


 Escola Municipal Professor Arnaldo Monteiro desenvolve Projeto de Musicalização com Flauta Doce 
As são realizadas em pátio aberto para alunos dos Ano Iniciais
Foto: Adrovando Claro/SME

A Escola Municipal Professor Arnaldo Monteiro Bezerra, situada no bairro Neópolis, está desenvolvendo projetos extracurriculares como oficinas de teatro, badminton e música, apropriadas e específicas para os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Uma das oficinas que iniciou na última sexta-feira (08) foi o Projeto “Flauta Doce”, ministrado pela professora Sthela Gomes e a participação de um grupo com 20 alunos, divididos em duas turmas. A aula foi realizada ao ar livre, no pátio aberto da escola, seguindo os protocolos de segurança estabelecidos na pandemia.


De acordo com a professora de Artes, Sthela Cristina de Medeiros Gomes, o objetivo do projeto de música é oportunizar as crianças a brincarem com os sons e a música, através do instrumento flauta doce, não estando preso aos códigos formais preestabelecidos das técnicas tradicionais, mas fundamentalmente em elaborações lúdicas e criativas para que os alunos realizem o seu desenvolvimento musical como um todo e recriem os sentidos do mundo, gerando competências e habilidades que as permitam ser, conviver, criar, compartilhar, ouvir e respeitar.  


A professora Sthela Gomes, idealizadora da oficina de música explicou como vai funcionar as aulas que ocorrerão duas vezes por semana com alunos dos 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, e carga horária de quatro horas semanais, sendo duas horas por dia. “Escolhemos um espaço aberto porque as crianças precisam tirar a máscara para tocar a flauta. Damos o distanciamento recomendado e neste começo da oficina os alunos não têm noção de como é a questão da respiração no instrumento de sopro, o dedilhado na flauta e vão aprender um pouquinho de algumas notas musicais na flauta neste primeiro encontro, depois com o passar do tempo, vão aprender a tocar algumas canções usando o instrumento flauta doce”, afirmou.  


Entre os conteúdos, os estudantes vão aprender sobre os temas: Som e suas propriedades; Tipos de sons (da voz, do corpo, objetos e natureza); Notas musicais; Conceito de música e flauta doce; Pulsação e ritmo e Exploração livre e dirigida da flauta doce. Os alunos participantes receberam um termo de compromisso para que os pais assinem e cada um tenha a guarda temporária da flauta Yamaha do tipo soprano em formato barroca, servindo para treinar em casa e nas aulas até o final do projeto. Todo o material foi esterilizado e higienizado para o uso individual.


A aluna do 3º ano “A”, Pietra Tâmara de Lima e Silva, de 9 anos, comentou que gosta de música e pretende conhecer as melodias e como tocar um instrumento. “Eu gosto muito de música e também quero aprender a tocar muitas coisas como piano, teclado, mas vou começar pela flauta”, constatou. O Grupo de Flauta Doce da Escola Municipal Arnaldo Monteiro Bezerra pretende realizar a primeira apresentação pública no mês de dezembro de 2021, no Auto Natalino da escola.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389