Novas conselheiras do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher são empossadas

Posse das novas conselheiras ocorreu no Palácio Felipe Camarão
Foto: Alex Régis/Secom

As novas conselheiras titulares e suplentes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) foram empossadas pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias, nesta quarta-feira (06), em solenidade realizada no salão nobre do Palácio Felipe Camarão. Os mandatos serão válidos para o biênio (2021/2023). A vice-prefeita, Aíla Cortez, a primeira dama do Município, Amanda Dias, a secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Andréa Ramalho, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Ildete Mendes, participaram da posse.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher é um órgão colegiado superior, com poder normativo, consultivo, deliberativo e fiscalizador que tem a finalidade de definir prioridades, estabelecendo diretrizes, aprovando e atuando na formulação de estratégias e controle de execução das políticas públicas para as mulheres. Sua composição conta com a participação de servidores de diversos órgãos do Município, bem como conta com a participação de diversas entidades da sociedade civil organizada ligadas a temática. As conselheiras não recebem qualquer remuneração por sua participação no colegiado e os serviços prestados são considerados para todos os efeitos como de interesse público e relevante valor social.

Álvaro Dias deu boas-vindas às novas conselheiras e disse que a defesa das mulheres, o combate às desigualdades de gênero e ampliação dos direitos da mulher são prioridade em sua gestão. Ele lembrou que postos chaves da administração Municipal como a vice-prefeitura  e as secretarias de Educação, Esporte e Lazer, Planejamento, Administração, Políticas para as Mulheres, Mobilidade Urbana e pasta de Direitos Humanos são ocupadas por mulheres.

O prefeito elencou ainda as ações da gestão municipal em defesa das mulheres, reforçando o compromisso em defesa, ampliação e manutenção dos direitos das mulheres na cidade. Ele falou sobre a Casa Abrigo Clara Camarão e o Centro de Referência Elizabeth Nasser que acolhem mulheres vítimas de violência doméstica, prestando assistência jurídica, de saúde e psicológica. Também citou a Patrulha Maria da Penha que se transformou em um importante instrumento para proteger as natalenses, atingindo ótimos resultados desde a sua implementação.

O chefe do executivo municipal encerrou suas palavras desejando sucesso às conselheiras e reafirmando o seu compromisso de seguir trabalhando para que as mulheres possam ocupar seus espaços de forma igualitárias dentro da sociedade: “A nossa administração já deu demonstrações inequívocas do seu compromisso com os direitos das mulheres. Será assim até o final. Infelizmente, ainda vivemos em uma sociedade conservadora, repleta de preconceitos, com uma visão distorcida sobre as mulheres e minorias. Nossa missão é quebrar essa resistência e trabalhar sempre por uma sociedade mais justa e igual para todos. O conselho da Mulher é um colegiado importante e tenho certeza de que vai nos ajudar muito em todo esse processo”, destacou.

Aíla Cortez destacou a pluralidade existente no colegiado e sua importância para o fortalecimento das políticas municipais em defesa das mulheres: “Estamos diante de um fórum legítimo e plural, formado por mulheres capazes e preparadas para ajudar. Muitas dessas conquistas obtidas nos últimos anos foram debatidas e gestadas no Conselho. A gestão municipal está aberta e disposta a acolher as sugestões, ampliando essa parceria de trabalho onde todas nós sairemos como vencedoras”, pontuou.

Para a titular da Semul, Andréa Ramalho, o trabalho do CMDM é um diferencial e tem ajudado a manter, fortalecer e ampliar os direitos das mulheres na capital potiguar. Para ela, quanto mais se debater, jogar luzes sobre os temas em defesa da mulher, mais conquistas serão obtidas: “A cultura machista e do patriarcado é muito forte na sociedade. Muitos enxergam as mulheres como seres secundários. Esses pensamentos precisam ser eliminados e o trabalho de todas nós é fundamental para isso. Vamos resistir, lutar e trabalhar sempre para que as mulheres sejam respeitadas e ocupem seus espaços, pois lugar de mulher é onde ela quiser”, finalizou.

Confira a composição do CMDM clicando aqui