Novas conselheiras do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher são empossadas


Novas conselheiras do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher são empossadas
Posse das novas conselheiras ocorreu no Palácio Felipe Camarão
Foto: Alex Régis/Secom

As novas conselheiras titulares e suplentes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) foram empossadas pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias, nesta quarta-feira (06), em solenidade realizada no salão nobre do Palácio Felipe Camarão. Os mandatos serão válidos para o biênio (2021/2023). A vice-prefeita, Aíla Cortez, a primeira dama do Município, Amanda Dias, a secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Andréa Ramalho, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Ildete Mendes, participaram da posse. 

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher é um órgão colegiado superior, com poder normativo, consultivo, deliberativo e fiscalizador que tem a finalidade de definir prioridades, estabelecendo diretrizes, aprovando e atuando na formulação de estratégias e controle de execução das políticas públicas para as mulheres. Sua composição conta com a participação de servidores de diversos órgãos do Município, bem como conta com a participação de diversas entidades da sociedade civil organizada ligadas a temática. As conselheiras não recebem qualquer remuneração por sua participação no colegiado e os serviços prestados são considerados para todos os efeitos como de interesse público e relevante valor social.

Álvaro Dias deu boas-vindas às novas conselheiras e disse que a defesa das mulheres, o combate às desigualdades de gênero e ampliação dos direitos da mulher são prioridade em sua gestão. Ele lembrou que postos chaves da administração Municipal como a vice-prefeitura  e as secretarias de Educação, Esporte e Lazer, Planejamento, Administração, Políticas para as Mulheres, Mobilidade Urbana e pasta de Direitos Humanos são ocupadas por mulheres. 

O prefeito elencou ainda as ações da gestão municipal em defesa das mulheres, reforçando o compromisso em defesa, ampliação e manutenção dos direitos das mulheres na cidade. Ele falou sobre a Casa Abrigo Clara Camarão e o Centro de Referência Elizabeth Nasser que acolhem mulheres vítimas de violência doméstica, prestando assistência jurídica, de saúde e psicológica. Também citou a Patrulha Maria da Penha que se transformou em um importante instrumento para proteger as natalenses, atingindo ótimos resultados desde a sua implementação. 

O chefe do executivo municipal encerrou suas palavras desejando sucesso às conselheiras e reafirmando o seu compromisso de seguir trabalhando para que as mulheres possam ocupar seus espaços de forma igualitárias dentro da sociedade: “A nossa administração já deu demonstrações inequívocas do seu compromisso com os direitos das mulheres. Será assim até o final. Infelizmente, ainda vivemos em uma sociedade conservadora, repleta de preconceitos, com uma visão distorcida sobre as mulheres e minorias. Nossa missão é quebrar essa resistência e trabalhar sempre por uma sociedade mais justa e igual para todos. O conselho da Mulher é um colegiado importante e tenho certeza de que vai nos ajudar muito em todo esse processo”, destacou.

Aíla Cortez destacou a pluralidade existente no colegiado e sua importância para o fortalecimento das políticas municipais em defesa das mulheres: “Estamos diante de um fórum legítimo e plural, formado por mulheres capazes e preparadas para ajudar. Muitas dessas conquistas obtidas nos últimos anos foram debatidas e gestadas no Conselho. A gestão municipal está aberta e disposta a acolher as sugestões, ampliando essa parceria de trabalho onde todas nós sairemos como vencedoras”, pontuou.

Para a titular da Semul, Andréa Ramalho, o trabalho do CMDM é um diferencial e tem ajudado a manter, fortalecer e ampliar os direitos das mulheres na capital potiguar. Para ela, quanto mais se debater, jogar luzes sobre os temas em defesa da mulher, mais conquistas serão obtidas: “A cultura machista e do patriarcado é muito forte na sociedade. Muitos enxergam as mulheres como seres secundários. Esses pensamentos precisam ser eliminados e o trabalho de todas nós é fundamental para isso. Vamos resistir, lutar e trabalhar sempre para que as mulheres sejam respeitadas e ocupem seus espaços, pois lugar de mulher é onde ela quiser”, finalizou.

Confira a composição do CMDM clicando aqui 

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389