Professores de Inglês aprendem a usar o aplicativo Edpuzzle como ferramenta de ensino

A Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME), por meio do Setor de Ações e Projetos do Departamento de Ensino Fundamental (SAPEF/DEF), realizou nesta quinta-feira (30) a formação continuada dos professores de Língua Inglesa da Rede Municipal. O encontro virtual abordou a temática “Será que os alunos assistiram ao vídeo? Utilize o Edpuzzle enquanto ferramenta de apresentação para o engajamento e avaliação”, ministrado pela professora mestre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN-Campus Apodi), Sabrina Guedes Miranda Dantas.

De acordo com a palestrante Sabrina Dantas, o Edpuzzle é uma plataforma de fácil uso e que permite o engajamento de todos os alunos em um vídeo por vez. “Mais de 95% dos nossos alunos assistem vídeos no YouTube. Os vídeos são ferramentas úteis e de impacto especialmente no ensino remoto”, afirmou a professora.

Sabrina Guedes Miranda Dantas, do IFRN Campus Apodi, ressaltou que o objetivo da formação é apresentar para os professores uma plataforma que pode ser utilizada numa transmissão de vídeo, e desenvolvida tanto no ensino remoto, quanto no ensino presencial. “O professor pode utilizar essa plataforma exatamente para ter condições de avaliar o engajamento dos alunos, quando estão assistindo a um vídeo, seja ele produzido pelo próprio professor ou um vídeo de terceiros, ou disponível no YouTube, ou em uma outra plataforma”, disse.

A professora formadora da SME, Maria Conceição Vieira, explicou como os professores podem usar essa ferramenta no seu dia a dia pedagógico. “O professor da rede pode utilizar a ferramenta do Edpuzzle, pois ela está disponível de forma gratuita no ambiente virtual de busca do Google. Ao tomar conhecimento de como manusear os ícones das ferramentas de edição e inserção de questionários, ele pode transmitir um link aos alunos, os quais devem logar e assistir aos vídeos e responderem perguntas a partir do que está sendo apresentado.

A formação busca mostrar ao professor novas possibilidades de uso de ferramentas pedagógicas que vão além do livro didático, da lousa tradicional e da exposição oral em sala de aula. Nosso objetivo é reformular, renovar, e reeditar o modo como já se desenvolvia o trabalho com os conteúdos em sala de aula”, finalizou Vieira.