Álvaro Dias garante apoio da Prefeitura para revitalização do entorno da Fortaleza do Reis Magos

Reunião contou com representantes do Estado e do Iphan
Foto: Alex Régis/Secom

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, garantiu o apoio e a contribuição da gestão municipal ao projeto de urbanização e reestruturação do entorno da Fortaleza dos Reis Magos. Ele firmou a parceria em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (23), no salão nobre do Palácio Felipe Camarão, com o presidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto, secretária estadual de Turismo, Ana Costa, secretário estadual de Infraestrutura, Gustavo Coelho, e representantes do Iphan. Cabe à Prefeitura ceder a área de interesse ao projeto, agilizar a liberação das licenças para as intervenções e participar da gestão do espaço.

O projeto em questão diz respeito à reconfiguração de toda a área do entorno do prédio da Fortaleza dos Reis Magos, Zona Leste, e consiste na Adaptação de acessibilidade nos banheiros; criação de vagas para idosos e para cadeirantes e desembarque de ônibus; melhoria na estrutura dos quiosques; criação de um caramanchão; instalação de lixeiras; instalação de casa de lixo; instalação de guarda-corpo entre as calçadas e a área de preservação ambiental; melhoria na pavimentação; criação de calçada do lado esquerdo da via; reestruturação das vias de manobras de carros e ônibus; reordenação das vagas; instalação de placas indicativas de acessibilidade para vagas e instalação de bicicletário.

Álvaro Dias saudou a iniciativa e disse que a Prefeitura vai dar celeridade a todos os processos sob a sua responsabilidade para que os serviços possam iniciar o mais rápido possível. Ele lembrou da importância histórica, cultural e econômica da região para a cidade: “Esse é um projeto de total interesse do Município. Estamos falando da Fortaleza dos Reis Magos, nosso maior e mais relevante equipamento histórico, berço da cidade e de grande valia para a principal atividade econômica de Natal, o turismo. Ficamos felizes em saber que o Governo do Estado pretende reabrir o Forte até o final do ano e nada mais justo do que revitalizar todo o seu entorno. A Prefeitura vai ajudar no que estiver ao seu alcance”, detalhou o prefeito.

O prefeito aproveitou a oportunidade e falou sobre os investimentos da gestão para valorizar e fomentar o turismo na cidade: “Vamos apresentar nos próximos dias o projeto de engorda da Praia de Ponta Negra que vai dar uma nova face ao nosso principal cartão postal. Também esperamos em breve autorizar e expedir a ordem de serviço do projeto do Complexo Turístico da Redinha, bem como seguimos trabalhando na revitalização de praças e espaços públicos. Além disso, com o controle da pandemia e o avanço da vacinação, já iniciamos as conversas para realização do Natal em Natal e demais eventos culturais. Tudo isso atrai visitantes, movimenta toda a nossa cadeia produtiva, gera emprego, renda e divisas. Vamos seguir firmes no propósito de trabalhar para a capital potiguar captar investimentos que gerem desenvolvimento”, concluiu Álvaro Dias.

Crispiniano Neto agradeceu ao prefeito pela contribuição e afirmou que todo o conjunto de intervenções realizadas na região trará muitos benefícios para a capital do Estado: “O prefeito Álvaro Dias mostrou muita sensibilidade e entendeu a importância do projeto. Estamos trabalhando para apresentar, junto à Unesco, a candidatura da Fortaleza dos Reis Magos em patrimônio histórico da Humanidade. Tudo isso que estamos realizando vai acrescentar à nossa postulação. Reforço o agradecimento à gestão municipal e não tenho dúvidas de que Natal só tem a avançar com essa parceria”, apontou o presidente da Fundação José Augusto.