Álvaro Dias garante apoio da Prefeitura para revitalização do entorno da Fortaleza do Reis Magos


Álvaro Dias garante apoio da Prefeitura para revitalização do entorno da Fortaleza do Reis Magos
Reunião contou com representantes do Estado e do Iphan
Foto: Alex Régis/Secom

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, garantiu o apoio e a contribuição da gestão municipal ao projeto de urbanização e reestruturação do entorno da Fortaleza dos Reis Magos. Ele firmou a parceria em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (23), no salão nobre do Palácio Felipe Camarão, com o presidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto, secretária estadual de Turismo, Ana Costa, secretário estadual de Infraestrutura, Gustavo Coelho, e representantes do Iphan. Cabe à Prefeitura ceder a área de interesse ao projeto, agilizar a liberação das licenças para as intervenções e participar da gestão do espaço.

O projeto em questão diz respeito à reconfiguração de toda a área do entorno do prédio da Fortaleza dos Reis Magos, Zona Leste, e consiste na Adaptação de acessibilidade nos banheiros; criação de vagas para idosos e para cadeirantes e desembarque de ônibus; melhoria na estrutura dos quiosques; criação de um caramanchão; instalação de lixeiras; instalação de casa de lixo; instalação de guarda-corpo entre as calçadas e a área de preservação ambiental; melhoria na pavimentação; criação de calçada do lado esquerdo da via; reestruturação das vias de manobras de carros e ônibus; reordenação das vagas; instalação de placas indicativas de acessibilidade para vagas e instalação de bicicletário. 

Álvaro Dias saudou a iniciativa e disse que a Prefeitura vai dar celeridade a todos os processos sob a sua responsabilidade para que os serviços possam iniciar o mais rápido possível. Ele lembrou da importância histórica, cultural e econômica da região para a cidade: “Esse é um projeto de total interesse do Município. Estamos falando da Fortaleza dos Reis Magos, nosso maior e mais relevante equipamento histórico, berço da cidade e de grande valia para a principal atividade econômica de Natal, o turismo. Ficamos felizes em saber que o Governo do Estado pretende reabrir o Forte até o final do ano e nada mais justo do que revitalizar todo o seu entorno. A Prefeitura vai ajudar no que estiver ao seu alcance”, detalhou o prefeito.

O prefeito aproveitou a oportunidade e falou sobre os investimentos da gestão para valorizar e fomentar o turismo na cidade: “Vamos apresentar nos próximos dias o projeto de engorda da Praia de Ponta Negra que vai dar uma nova face ao nosso principal cartão postal. Também esperamos em breve autorizar e expedir a ordem de serviço do projeto do Complexo Turístico da Redinha, bem como seguimos trabalhando na revitalização de praças e espaços públicos. Além disso, com o controle da pandemia e o avanço da vacinação, já iniciamos as conversas para realização do Natal em Natal e demais eventos culturais. Tudo isso atrai visitantes, movimenta toda a nossa cadeia produtiva, gera emprego, renda e divisas. Vamos seguir firmes no propósito de trabalhar para a capital potiguar captar investimentos que gerem desenvolvimento”, concluiu Álvaro Dias.

Crispiniano Neto agradeceu ao prefeito pela contribuição e afirmou que todo o conjunto de intervenções realizadas na região trará muitos benefícios para a capital do Estado: “O prefeito Álvaro Dias mostrou muita sensibilidade e entendeu a importância do projeto. Estamos trabalhando para apresentar, junto à Unesco, a candidatura da Fortaleza dos Reis Magos em patrimônio histórico da Humanidade. Tudo isso que estamos realizando vai acrescentar à nossa postulação. Reforço o agradecimento à gestão municipal e não tenho dúvidas de que Natal só tem a avançar com essa parceria”, apontou o presidente da Fundação José Augusto.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389