Planta Natal realiza seminário sobre arborização urbana no Parque da Cidade

Dia D do projeto contou com participação da população
Foto: Joana Lima / Secom

Reunir projetos de arborização em Natal e sensibilizar a população da capital para a causa do plantio e conservação de árvores. Com esse objetivo, a Prefeitura realiza, na próxima terça-feira (21) o I Seminário Planta Natal, no auditório do Parque da Cidade - Dom Nivaldo Monte, no bairro do Pitimbu.

Os interessados em participar podem se inscrever como ouvinte, ou para apresentar algum trabalho próprio que esteja desenvolvendo na área de arborização. As inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira (17) através do link: https://abre.ai/seminarioarborizacaoplantanatal

Tendo como tema a importância das árvores urbanas para as cidades, o seminário é aberto ao público (limitado a 150 pessoas). O evento começa às 14h.

“Queremos que as pessoas abracem a ideia de plantar árvores, mas, que também assumam a postura para cuidar das mesmas. Além disso, pretendemos reunir todos que têm projetos de arborização para que se juntem ao Planta Natal. Com essa parceria, pretendemos plantar 10 mil mudas em 100 dias, no próximo ano”, revela a secretária executiva da Prefeitura de Natal, Danielle Mafra.

A palestra de abertura será proferida pelo secretário de meio-ambiente e urbanismo de Natal, Thiago Mesquita. O gestor irá falar sobre as propostas de arborização urbana dentro do novo Plano Diretor de Natal.

A outra palestra será ministrada por Bruno Rafael Morais de Macêdo, Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A monografia de Macêdo versou sobre o tema arborização urbana. Além disso, o profissional tem certificação lato sensu em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), sendo o trabalho de conclusão de curso sobre gestão de áreas verdes urbanas. “Tenho mestrado em Ciências Florestais pela UFRN, onde trabalhei com arborização urbana e utilização de recursos florestais. Atualmente trabalho como biólogo na Superintendência de Infraestrutura da UFRN e com consultoria ambiental para atividades diversas. Tem experiência na área de Botânica, Entomologia, Herpetologia, Geoprocessamento e Gestão Ambiental”, completa o biólogo.

Além deles, os inscritos terão tempo para falar sobre suas experiências com plantio de árvores na cidade.

O evento será realizado no dia nacional da árvore (21) e também se relaciona com um plantio piloto feito pela Prefeitura de Natal. O "Dia D do Planta Natal" foi um mutirão com o plantio de 450 mudas no corredor ecológico do conjunto Cidade Satélite, zona sul da capital. O local foi dividido em oito áreas, numa extensão de três quilômetros de área verde, e contou com uma ação integrada das secretarias municipais e entidades da sociedade civil com Secretária de Serviços Urbanos (Semsur), Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Urbana, Planta Natal, Parque da Cidade, Guarda Municipal, o Conselho Comunitário da Cidade satélite (Concitel), Horto Parque das Serras, Associação dos Ciclistas do RN (Acirn), Supermercado SuperBox e um grupo de escoteiros.

“Nós queremos que as pessoas da cidade estejam conosco nesse processo de arborização. Mesmo que tivéssemos uma mega estrutura de RH, seria impossível manter tudo, além do mais, se a comunidade não se envolve o processo não avança”, comentou Mafra. “Além da sensibilização, vamos aproveitar a oportunidade para colocar em contato todos aqueles que promovem projetos na área para que possam trocar experiências e todos avancem juntos. Só assim, vamos conseguir atingir aquela meta de 10 mil árvores em 100 dias, em 2022”, completa.

O Planta Natal segue realizando plantios de mudas na cidade, enquanto durar o período chuvoso. No fim do ano, com a diminuição das chuvas, será realizada uma campanha de desenvolvimento de mudas e coleta de sementes nas áreas verdes da capital potiguar. A ação é determinante para o sucesso da meta em 2022.