Vistoria vai identificar lançamentos irregulares de água servida em Nossa Sra da Apresentação


Vistoria vai identificar lançamentos irregulares de água servida em Nossa Sra da Apresentação
Foto:Divulgação/Semurb

Descartar água servida na rua, além de ser ilegal, acarreta danos à saúde da população e traz prejuízos para os cofres públicos. Em Natal, a secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) é a responsável por fiscalizar este tipo de infração. E na manhã desta sexta-feira (10), a pasta esteve no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, na zona Norte, para uma vistoria preliminar com o objetivo de identificar o atual quadro de poluição ambiental em algumas ruas da localidade.

Para quem não sabe água servida é toda água proveniente do chamado esgoto doméstico ou comercial, ou seja, aquela que resulta do uso de pias, banheiros, máquinas de lavar roupas, pias de cozinha, lavagem de veículos, entre outras. E seu descarte deve ser feito de maneira adequada. Essa água também danifica o asfalto que cobre as vias públicas, pois seu componentes químicos causam estragos no material asfáltico, o que faz com que ele tenha a sua vida útil reduzida. 

A vistoria foi realizada em 16 pontos do bairro, pelo chefe da supervisão de fiscalização de água e solo da Semurb, Gustavo Szilagyi. E verificou alguns casos de poços de visita e bocas de lobo expulsando água entre outros problemas. A visita foi acompanhada de perto pelo titular da pasta, Thiago Mesquita, e pelo vereador Milklei Leite. 

"Estivemos in loco para verificar inicialmente o problema de lançamento de efluentes em via pública oriundos de extravasamentos nas bocas de lobo. Mas será necessário uma nova vistoria mais abrangente, com a participação da Semov e Arsban para entender a origem do problema, e posteriormente solucionar os casos de água servida em via pública. Para assim identificar se os casos são por ligação clandestina ou falta de infraestrutura", conta Mesquita

Qualquer pessoa que presenciar situação similar pode denunciar na Ouvidoria da Semurb pelo telefone (84) 3616-9829. Lembrando que as denúncias podem ser feitas de forma anônima.
 

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389