CMEI Bom Samaritano revitaliza brinquedos e brincadeiras populares

Alunos reinventaram brinquedos a partir de material reciclado
Foto: Adrovando Claro/SME

O Centro Municipal de Educação Infantil Bom Samaritano, localizado no bairro das Quintas, realizou na última sexta-feira (04), o encerramento de uma atividade didática que surgiu a partir do interesse das crianças e de garantir o direito de aprendizagem e desenvolvimento por meio das interações e brincadeiras. O projeto denominado “Vivenciando a nossa cultura popular a partir dos brinquedos e brincadeiras”, foi uma oportunidade de trabalhar com as crianças em parceria com as famílias, desenvolvendo a partir do brincar, aprender, experimentar o mundo, possibilidades, relações sociais, elaborando uma autonomia de ação e organizando as emoções das crianças.

A diretora pedagógica Andréa Carla Gonçalves disse que ao retornar às atividades presencialmente, procuraram acolher as crianças, ouvi-las para saber as suas expectativas e sobre os seus sentimentos e emoções, perguntando o que as deixava felizes e tristes. “Resolvemos resgatar essa questão dessas brincadeiras porque eram coisas que deixavam os alunos felizes e a partir da cultura popular, brinquedos e brincadeiras, foi uma forma também da criança brincar com seu próprio brinquedo feito por ela mesmo. Então, não precisou partilhar brinquedos e aí as crianças participaram na construção dos brinquedos e nos relatos de experiências”, explicou Andréa Carla.

Foram apresentadas algumas imagens do artista plástico Ivan Cruz, que retratam brinquedos e brincadeiras que fazem parte da cultura popular. Tanto as crianças que estavam participando das aulas presenciais, quanto nas aulas não presenciais, puderam apreciar as obras, observando o ambiente, as cores predominantes, os objetos e os personagens. As famílias também participaram de relatos orais e entrevistas escritas sobre brincadeiras e brinquedos que brincavam na infância.

“Pensando no envolvimento da família com a escola numa forma de engajar nessa temática que é brinquedos e brincadeiras, foi enviada entrevistas para as famílias perguntando como gostavam de brincar, qual a brincadeira preferida, os brinquedos e se construíam algum brinquedo quando eram crianças. Os alunos trouxeram essas falas e os pais também puderam produzir os brinquedos com as crianças e brincar em casa com elas para perceber essa grande possibilidade que tem não só do brinquedo comprado, mas aproveitar e construir o próprio brinquedo”, relatou a coordenadora pedagógica Simone Lima.

A mãe de Laura Beatriz de Oliveira, aluna do nível IV, Itha Nande de Oliveira, gostou de participar da pesquisa sobre brincadeiras e brinquedos, esclarecendo os aspectos da infância vivida no interior do Estado. “Eu falei com ela que a gente brincava na rua mesmo, seja de amarelinha, de peteca e gostava de brincar de castelo de areia lá mesmo no sítio”, disse.

Na exposição dos alunos foram apresentados brinquedos como petecas, binóculos, aviões e barcos de papel, boliche, caminhões, carrinhos movidos a balões, telefone sem fio e pé de quenga. No encerramento do projeto, brincadeiras de bambolê e pular corda foram exibidas aos pais de acordo com as turmas e seguindo os protocolos de segurança.