Semurb promove a desocupação de uma área pública no Planalto

Na manhã desta quinta-feira, 2, a secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) iniciou a desocupação de uma área pública, no bairro do Planalto, Zona Oeste da cidade. Foi demolido um galpão que estava em fase final de construção e a remoção de cercas, que demarcavam lotes. A ação contou com o apoio da Guarda Municipal e caminhões da Urbana para remoção dos entulhos.

Segundo o supervisor de fiscalização urbanística, Gley Riviery, a ação é o resultado de um processo de vários anos. Essa área, faz parte de um conjunto de quatro quadras que o município desapropriou para uma urbanização, construções de equipamentos e casas populares. Segundo ele, o local já foi alvo de invasão, quando alguns assentamentos como o leningrado e o 8 de março, instalaram barracos, destruídos por um incêndio há cerca de cinco anos, relembra ele.

São duas quadras que estavam ocupadas desde 2019, situadas entre as ruas Maranata, São Cristóvão, Mira Mangue e São Martins. Segundo Riviery, chegou a secretaria relatos de que havia pessoas construindo e loteando o espaço. A partir daí a área passou a ser monitorada para identificar os responsáveis pela ocupação. Só em dezembro foram entregues as notificações, que por se tratar de área pública, a orientação foi para promover a demolição da edificação.

Segundo ele, como o local será alvo de intervenção urbana em parceria com o Governo do Estado, a área deverá ser totalmente limpa na proxima semana, com a demolição de mais uma edificação e da remoção do restante das cercas.