Estudantes da Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação estão conhecendo a técnica da isogravura durante as aulas da professora de Artes Glícia Fernandes Bezerra Gomes. Inspirada na xilogravura – método antigo de impressão de arte em prensas de madeira feita a mão – a isogravura é uma técnica contemporânea que nada mais é do que a xilogravura feita com prensas de isopor. A atividade acontece com as turmas do 4º ano do Ensino Fundamental no turno vespertino.


Além de explicar a história da xilogravura para os alunos, a professora Glícia Gomes colocou em prática a técnica da isogravura. “Nós fazemos essa técnica com os alunos pela facilidade e até mesmo pela questão da sustentabilidade, uma vez que, o isopor não é um produto reciclável. Nós fazemos o desenho no isopor, depois eles afundam as linhas com a ajuda de um lápis, ou algum outro material, logo após eles passam a tinta usando rolo esponja, ou até mesmo o pincel na bandeja, que é a matriz e depois grava no papel, como uma espécie de carimbo, e aí fica toda a arte impressa no caderno deles”.


A diretora pedagógica da Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação, Maria Ziane de Araújo Dantas, destacou a importância do projeto desenvolvido pela professora de Artes. “Esse tipo de projeto beneficia o processo de aprendizagem. Quando há um bom planejamento, uma boa equipe pedagógica, uma boa orientação, temos bons resultados como este. A professora procurou desenvolver junto com os alunos o potencial criador de cada um atrelado ao conhecimento”.


O aluno do 4º ano da Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação, Lucas Andrey de Lima de Souza contou da experiência de participar do projeto. “Eu achei muito legal porque eu gosto muito de artes. Eu desenhei um coração e um sol no isopor, depois passei tinta e coloquei no papel. Eu gostei muito de fazer isso! Essa é a minha aula preferida, e gosto muito da professora Glícia”.


Quem também contou sobre a atividade de isogravura foi a estudante Tainara Vitória da Silva Pereira que estuda na mesma sala de Lucas Souza. “Esse é o dia mais feliz da minha vida aqui na escola. Eu gosto muito desse tipo de conteúdo, sou muito boa em desenhar, faço vários desenhos em casa quando estou entediada. Às vezes quando eu não consigo inventar alguma coisa eu busco inspirações na internet”.