Prefeito e secretários visitam bairro das Quintas que festeja 304 anos em setembro


Prefeito e secretários visitam bairro das Quintas que festeja 304 anos em setembro
Álvaro Dias e secretários visitaram o bairro e ouviram demandas
Foto: Joana Lima / Secom

Para conhecer de perto as demandas da população do centenário bairro das Quintas, uma das regiões mais populosas da capital, o prefeito Álvaro Dias visitou na tarde de terça-feira (24) alguns equipamentos de referência para a comunidade local, como a Escola Municipal Ferreira Itajubá e a Unidade Básica de Saúde das Quintas, atendendo ao convite do Conselho Comunitário do bairro. Berço de várias personalidades culturais da capital, as  Quintas também está em contagem regressiva para as comemorações dos 304 anos de nascimento.


Acompanhado de secretários municipais e equipes técnicas da Semov, STTU, Semurb, Secom, Semtas, Educação e Secretaria de Governo, Álvaro Dias foi recebido na Escola Ferreira Itajubá ao som da tradicional Filarmônica Severino Cordeiro, uma orquestra modelo criada há 20 anos dentro do núcleo educacional. Também viu de perto algumas demandas e reivindicações das lideranças acerca da estrutura física da escola, como o reparo da Caixa D’água. As solicitações fazem parte da retomada das atividades escolares e do calendário festivo do bairro. 


Na ocasião foi lembrada a renovação do convênio entre a Prefeitura de Natal com a escola de música da instituição, por meio da Secretaria de Educação. A escola beneficia a formação musical de 250 alunos e mantém ativas a filarmônica, uma banda marcial e pequenos grupos musicais, além de manter o corpo de professores terceirizados.  A escola está em fase de retorno dos ensaios.


Para o prefeito Álvaro Dias, a Escola Ferreira Itajubá é um modelo que enche de satisfação a comunidade das Quintas. "Ferreira Itajubá muito nos orgulha com esta Filarmônica e o modelo deveria ser copiado por outras escolas e instituições. É um ambiente de criatividade que forma pessoas para essa arte. E a música é uma dessas manifestações que fazem parte da nossa vida, história e da alma. A alegria e o encantamento da vida sempre vem acompanhada por uma música bem tocada”, disse Álvaro Dias. O gestor se mostrou receptivo a qualquer necessidade deste e de outros projetos da instituição. 


Fundador da Filarmônica e do núcleo musical da Ferreira Itajubá, o trompetista e advogado Bruno Gomes agradeceu a parceria da Prefeitura de Natal e lembrou que a Filarmônica Severino Cordeiro chega a mais um novo ciclo tendo a garantia de sua manutenção através do Município. “Cheguei aqui jovem, aprendi vários instrumentos, acompanhei de perto tantos jovens que se formaram pela escola de música da Ferreira Itajubá, hoje muitos exercem a profissão de músico e também de outras áreas”, disse. Bruno também foi um dos fundadores da banda de forró Remexe. 


A passagem pela escola também foi embalada pelo hino oficial do bairro, composto por Otacílio Alves e Silas Barreto. A programação de aniversário das Quintas tem início dia 1º de setembro com uma alvorada às 5h da manhã, ao som das bandas da Ferreira Itajubá e desfile por diversas ruas do bairro e café da manhã no Mercado Municipal. A programação se estende até dia 26 de setembro. 


Outras melhorias
Com objetivo de fortalecer o desenvolvimento do bairro, os secretários que participaram da visita técnica colheram reivindicações que vão contribuir para melhorar a qualidade de vida dos moradores das Quintas. A visita percorreu ainda a UBS Quintas para vistoriar demandas da equipe e algumas ruas que necessitam de intervenção e melhorias.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389