Álvaro Dias entrega novos leitos de internação no CAPS AD na zona norte

Atendimento vai proporcionar maior cobertura na rede de atenção psicossocial
Foto: Alex Régis/Secom

A rede de atendimento voltada aos cuidados da saúde mental da rede pública Municipal  foi reforçada nesta sexta-feira (20) com a abertura de sete leitos de internação 24h no Centro de Atenção Psicossocial (Caps AD III) 24h, no Conjunto Santarém, na zona norte. A entrega do equipamento foi realizada pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias, pelo secretário de Saúde, George Antunes, e pela superintendente do Ministério da Saúde do RN, Mydia Targino. O serviço é custeado em uma parceria entre a gestão municipal e o Governo Federal que se comprometeu a fazer o repasse mensal de até R$ 100 mil.

O espaço passa a funcionar com cinco leitos masculinos e dois femininos. São leitos de proteção para usuários de uso abusivo de substâncias psicoativas que frequentam o Serviço e Rede de Atenção Psicossocial. Os usuários do CAPS contam com acolhimento total e têm à disposição uma equipe de profissionais de diversas especialidades composta por enfermeiros, técnicos em enfermagem, psicólogos, psiquiatras, Clínico Geral plantonista nos leitos de proteção, Nutricionista, Educador Social, Assistente Social, Farmacêutico e equipe de apoio.

Atualmente, Natal conta com três Centros de Atenção Psicossocial em Natal, incrementada com a abertura de mais essa unidade na zona norte com cobertura 24h. O acesso é com demanda aberta, ou seja, os pacientes podem se dirigir diretamente a um dos Caps para acolhimento e iniciar tratamento. Mas caso o usuário esteja sendo atendido na Atenção Básica pode ser referenciado pela unidade aos serviços de Saúde Mental.

Álvaro Dias disse que a abertura dos leitos no CAPS é um marco na Rede Pública Municipal de Saúde e representa um avanço importante na questão do tratamento dos pacientes com problemas relacionados à saúde mental. Ele lembrou que, sobretudo nesta pandemia, muitas pessoas desenvolveram distúrbios psicológicos em virtude da difícil realidade enfrentada, e o reforço no atendimento proporcionado pela Prefeitura vai servir para abranger essa demanda crescente.

"Com a pandemia, houve um incremento de 30% na demanda de atendimentos na rede pública Municipal dos casos ligados à saúde mental. São abalos causados pelo tempo de confinamento, perdas, adoecimentos e dificuldades financeiras. A Prefeitura identificou essa demanda e entrega hoje esse serviço modelo à população da cidade. Aqui o paciente terá um tratamento de extrema qualidade; confio nessa equipe competente", ressaltou o prefeito.

O secretário Municipal de Saúde, George Antunes, explicou como o CAPS vai funcionar: "São leitos de proteção para usuários de uso abusivo de substâncias psicoativas que frequentam o Serviço e Rede de Atenção Psicossocial. O intuito é a proteção temporária de 14 dias nos leitos, para a redução de danos, diante da vulnerabilidade por uso abusivo de álcool e outras drogas", complementou.

SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL

Distrito Sanitário Norte I e II

CAPS III AD Norte - Centro de Atenção Psicossocial  Álcool e Drogas II - Av. Rio Doce, S/N - Conjunto Santarém - Potengi. Telefone: (84) 3232-8232.

Distrito Sanitário Sul

APTAD - Ambulatório de Prevenção e Tratamento de Tabagismo, Alcoolismo e outras drogadições - AV. São Miguel dos Caribes, S/N, Pirangi.

SRT SUL -Serviço de Residência Terapêutica Sul - Rua Comandante Monteiro Chaves, Nº 2053, Pitimbu, Satélite.

Distrito Sanitário Leste

CAPS III 24H Leste - Centro de Atenção Psicossocial  III Leste - Rua Mipibu, Nº 404 - Tirol. Telefone: (84) 3232-8575/ 3232-8576.

CAPS III  24H “AD” Leste - Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III Leste - Rua Pacífico de Medeiros, Nº 55 - Barro Vermelho. Telefone: (84) 3232-8010/ 3232-8565.

SRT Leste - Serviço de Residência Terapêutica Leste - Rua Almeida de Castro, Nº 1019, Pitimbu, Tirol.

Distrito Sanitário Oeste

SRT Oeste - Serviço de Residência Terapêutica Leste - Av. Miguel Castro, Nº 714 - Lagoa Nova.

UAI - Unidade de Acolhimento Infantojuvenil - Av. Capitão Mor Gouveia, S/N - Cidade da Esperança.

Centro de Convivência - Funcionando temporariamente junto ao CAPSI - Av. Capitão-Mor Gouveia, s/n, Cidade da Esperança. Telefone: (84) 3232-4595/ 3232-4595.