Álvaro Dias entrega novos leitos de internação no CAPS AD na zona norte


Álvaro Dias entrega novos leitos de internação no CAPS AD na zona norte
Atendimento vai proporcionar maior cobertura na rede de atenção psicossocial
Foto: Alex Régis/Secom

A rede de atendimento voltada aos cuidados da saúde mental da rede pública Municipal  foi reforçada nesta sexta-feira (20) com a abertura de sete leitos de internação 24h no Centro de Atenção Psicossocial (Caps AD III) 24h, no Conjunto Santarém, na zona norte. A entrega do equipamento foi realizada pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias, pelo secretário de Saúde, George Antunes, e pela superintendente do Ministério da Saúde do RN, Mydia Targino. O serviço é custeado em uma parceria entre a gestão municipal e o Governo Federal que se comprometeu a fazer o repasse mensal de até R$ 100 mil. 
 
O espaço passa a funcionar com cinco leitos masculinos e dois femininos. São leitos de proteção para usuários de uso abusivo de substâncias psicoativas que frequentam o Serviço e Rede de Atenção Psicossocial. Os usuários do CAPS contam com acolhimento total e têm à disposição uma equipe de profissionais de diversas especialidades composta por enfermeiros, técnicos em enfermagem, psicólogos, psiquiatras, Clínico Geral plantonista nos leitos de proteção, Nutricionista, Educador Social, Assistente Social, Farmacêutico e equipe de apoio.
 
Atualmente, Natal conta com três Centros de Atenção Psicossocial em Natal, incrementada com a abertura de mais essa unidade na zona norte com cobertura 24h. O acesso é com demanda aberta, ou seja, os pacientes podem se dirigir diretamente a um dos Caps para acolhimento e iniciar tratamento. Mas caso o usuário esteja sendo atendido na Atenção Básica pode ser referenciado pela unidade aos serviços de Saúde Mental.
 
Álvaro Dias disse que a abertura dos leitos no CAPS é um marco na Rede Pública Municipal de Saúde e representa um avanço importante na questão do tratamento dos pacientes com problemas relacionados à saúde mental. Ele lembrou que, sobretudo nesta pandemia, muitas pessoas desenvolveram distúrbios psicológicos em virtude da difícil realidade enfrentada, e o reforço no atendimento proporcionado pela Prefeitura vai servir para abranger essa demanda crescente.
 
"Com a pandemia, houve um incremento de 30% na demanda de atendimentos na rede pública Municipal dos casos ligados à saúde mental. São abalos causados pelo tempo de confinamento, perdas, adoecimentos e dificuldades financeiras. A Prefeitura identificou essa demanda e entrega hoje esse serviço modelo à população da cidade. Aqui o paciente terá um tratamento de extrema qualidade; confio nessa equipe competente", ressaltou o prefeito.
 
O secretário Municipal de Saúde, George Antunes, explicou como o CAPS vai funcionar: "São leitos de proteção para usuários de uso abusivo de substâncias psicoativas que frequentam o Serviço e Rede de Atenção Psicossocial. O intuito é a proteção temporária de 14 dias nos leitos, para a redução de danos, diante da vulnerabilidade por uso abusivo de álcool e outras drogas", complementou.
 
 
SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL
 
Distrito Sanitário Norte I e II
 
CAPS III AD Norte - Centro de Atenção Psicossocial  Álcool e Drogas II - Av. Rio Doce, S/N - Conjunto Santarém - Potengi. Telefone: (84) 3232-8232.
 
Distrito Sanitário Sul
 
APTAD - Ambulatório de Prevenção e Tratamento de Tabagismo, Alcoolismo e outras drogadições - AV. São Miguel dos Caribes, S/N, Pirangi.
 
SRT SUL -Serviço de Residência Terapêutica Sul - Rua Comandante Monteiro Chaves, Nº 2053, Pitimbu, Satélite.
 
Distrito Sanitário Leste
 
CAPS III 24H Leste - Centro de Atenção Psicossocial  III Leste - Rua Mipibu, Nº 404 - Tirol. Telefone: (84) 3232-8575/ 3232-8576.
 
CAPS III  24H “AD” Leste - Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III Leste - Rua Pacífico de Medeiros, Nº 55 - Barro Vermelho. Telefone: (84) 3232-8010/ 3232-8565.
 
SRT Leste - Serviço de Residência Terapêutica Leste - Rua Almeida de Castro, Nº 1019, Pitimbu, Tirol.
 
Distrito Sanitário Oeste
 
SRT Oeste - Serviço de Residência Terapêutica Leste - Av. Miguel Castro, Nº 714 - Lagoa Nova.
 
UAI - Unidade de Acolhimento Infantojuvenil - Av. Capitão Mor Gouveia, S/N - Cidade da Esperança.
 
Centro de Convivência - Funcionando temporariamente junto ao CAPSI - Av. Capitão-Mor Gouveia, s/n, Cidade da Esperança. Telefone: (84) 3232-4595/ 3232-4595.

 

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389